psiquiatra

Como o psiquiatra atua no tratamento dos distúrbios do sono

Os brasileiros dormem muito mal, e aparentemente a pandemia pode ter contribuído para agravar ainda mais este problema. Estudos recentes dizem que 65,5% dos brasileiros relatam distúrbios do sono. No entanto, a psiquiatria é uma importante aliada no tratamento destas condições.

Deseja saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos o texto a seguir contendo as principais informações sobre como a psiquiatria atua no tratamento dos distúrbios do sono. Não deixe de continuar a leitura!

Mas antes, o que são distúrbios do sono?

Distúrbio do sono é um termo utilizado para representar um grupo de diferentes condições que afetam o sono e consequentemente a qualidade de vida das pessoas. Seja impedindo-os de dormir ou tornando o sono insuficiente não causando a devida sensação de descanso e recuperação.

Um distúrbio do sono pode afetar significativamente a  saúde e segurança de um paciente. A privação do sono pode atingir pontos como a capacidade de dirigir com segurança, alterar seus reflexos e desempenho normal de atividade, bem como aumentar o risco de outros problemas de saúde.

Dentre os quadros de distúrbio do sono mais apresentados os principais são insônia, apneia do sono, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas, bruxismo, narcolepsia e paralisia do sono.

Quais são as possíveis causas?

Tirando o fator genético, as pessoas podem perder o sono por enfrentarem situações de extrema preocupação ou estresse. A exposição excessiva à luz azul dos aparelhos eletrônicos, antes de dormir, também retarda o sono.

O alto consumo de estimulantes com cafeína e seus derivados ajudam a promover a insônia. Essas substâncias normalmente estão presentes em refrigerantes e energéticos. A ingestão de alimentos muito gordurosos à noite, também contribuem para esse diagnóstico.

Como a psiquiatria atua no tratamento dos distúrbios do sono?

A psiquiatria trabalha diretamente com diferentes formas de transtornos mentais, sejam eles orgânicos ou funcionais. Ou seja, os psiquiatras trabalham com o atendimento, diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação dessas patologias.

Alguns distúrbios, como a insônia, o terror noturno, a narcolepsia, o sonambulismo e muitos outros, são decorrentes de distúrbios mentais, justamente de tratamento psiquiátrico. Neste momento entra o papel dos psiquiatras no combate aos distúrbios do sono.

A psiquiatria vai contribuir de forma a avaliar todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram, bem como o histórico médico, condições gerais de saúde do paciente, possíveis medicamentos ou suplementos que faça uso com regularidade, a fim de propor o tratamento mais eficaz para o quadro.

O tratamento dos distúrbios do sono vai depender de uma série de fatores, previamente levantados pelo psiquiatra, como o tipo de distúrbio, causas, histórico familiar dentre outros.

Em alguns casos, é recomendado o uso de medicamentos para tratar a condição e melhorar a qualidade do sono. 

Em outros, são feitas adaptações na rotina do paciente, bem como a aplicação de metodologias com a finalidade de realizar a higiene do sono. Medidas de gerenciamento de estresse também ajudam a melhorar a qualidade do sono, contribuindo para a evolução positiva do quadro.

Ademais, podem ser prescritos tratamentos por meio de psicoterapia ou medicamentos, incluindo o uso de produtos naturais, como a melatonina. O médico saberá determinar a dosagem correta e a duração do tratamento. Portanto é essencial se atentar às orientações.

Por fim, com a leitura deste texto, você ficou por dentro das principais informações sobre como a psiquiatria atua no tratamento dos distúrbios do sono. Portanto, em casos de necessidade, não deixe de procurar ajuda médica especializada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe