insônia

Conheça os tipos de insônia e as dicas para evitá-la

A insônia atinge 73 milhões de pessoas no Brasil. Grande parte da população tem dificuldade de dormir 8 horas por noite devido a famosa correria da vida urbana. Mas existem dicas que podem auxiliar na prevenção deste quadro.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir, apresentaremos as principais dicas para evitar a condição de insônia. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

O que é a insônia?

A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Pode ser classificada em três fases. A primeira delas é chamada de insônia inicial, que envolve a dificuldade de conciliar o sono na hora de dormir. 

A segunda se chama insônia intermediária, que se caracteriza por despertares frequentes ou prolongados durante a noite. A terceira etapa é conhecida como insônia terminal, que envolve o despertar antes do horário normal na rotina e a incapacidade para retornar ao sono. 

Como é feito o diagnóstico da insônia?

O diagnóstico da insônia é feito por meio de avaliação médica especializada. O profissional ouvirá relatos do paciente sobre o histórico e hábitos de vida para identificar fatores que possam ter desencadeado o quadro. 

O exame que geralmente é realizado para auxiliar no rastreamento do quadro é chamado de polissonografia. Este procedimento ajuda a identificar outros possíveis distúrbios que precisam de tratamento.

Conheça algumas dicas para evitar a insônia

Existe um conjunto de hábitos que podem ajudar qualquer pessoa a evitar a condição de insônia, são conhecidos como higiene do sono. Veja a seguir as principais práticas utilizadas: 

Estabeleça uma rotina de sono – procure deitar e levantar sempre em um mesmo horário, todos os dias. Isso é importante, pois fará com que o seu corpo crie uma rotina.

  1. Faça atividades relaxantes durante a noite

Durante o período da noite, evite práticas que proporcionem agitação. Uma vez que você ensinar seu corpo que esse momento é para relaxar e dormir, será muito mais fácil se manter nesse ritmo. O importante é procurar atividades que preparem seu corpo e sinalizem que o dia está acabando.

  1. Evite as luzes de eletrônicos

Fazer uso excessivo de aparelhos como celular, computador ou televisão antes de dormir não é recomendado. A luz desses aparelhos dificulta a produção de melatonina, hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para dormir. 

  1. Pratique exercícios de manhã ou à tarde

Praticar exercícios no período de 30 minutos por dia fará com que você gaste energia e, consequentemente, o seu corpo precisará descansar à noite. Recomenda-se que o exercício seja feito de cinco a seis horas antes de ir para a cama. 

  1. Não force para dormir

Dormir deve ser um processo iniciado muito antes da hora de dormir. Caso, ao deitar, não consiga pegar no sono é recomendado a continuação das atividades relaxantes até que o sono venha, para que a insistência não gere um quadro de estresse e agitação.

Por fim, com a leitura deste texto, você se informou dos principais tipos de insônia e as melhores dicas para evitá-los. Portanto, fique atento às dicas e em caso de emergência, procure imediatamente por ajuda médica especializada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe