A dificuldade de se concentrar nas tarefas cotidianas e a frustração por não conseguir completá-las incomodam a grande maioria das pessoas nos dias de hoje. Já parou pra pensar em quais podem ser as causas desse evento?
Deseja saber mais sobre o assunto? No post a seguir, apresentaremos as principais informações sobre o quadro de falta de atenção. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
Entendendo os impactos da falta de atenção
A falta de concentração é um fator que pode prejudicar muito a produtividade no trabalho ou nos estudos. Você não consegue passar muito tempo focado em uma tarefa, se distrai com facilidade ou, ainda, não consegue terminar o que começou.
Além disso, com a exposição excessiva às telas, nosso cérebro começou a receber cada vez mais estímulos visuais e sonoros, perdendo o costume por atividades que são mais demoradas.
Apesar de o mundo digital e as redes sociais, com seus vídeos e memes engraçados, serem um grande fator para a distração da maioria das pessoas, pode ser que o seu problema de falta de concentração esteja relacionado a outros problemas.
O que pode representar a falta de concentração?
A dificuldade para se concentrar pode representar diversas condições e transtornos da mente. Veja a seguir algumas condições que podem estar relacionadas à falta de concentração:
- Síndrome de Burnout
É um distúrbio de ordem emocional, caracterizado por esgotamento físico e mental, estresse intenso, exaustão e instabilidade emocional. Como o nome sugere, é uma doença que está atrelada ao excesso de trabalho.
A Síndrome de Burnout causa perda de foco, esquecimento, dificuldade de memorização, irritabilidade e, às vezes, pode engatilhar quadros de choro, explosão emocional ou pânico. Quando não tratada, pode ser responsável por quadros de depressão severa.
- Estresse excessivo
O estresse excessivo pode afetar como o nosso cérebro funciona, já que ele aumenta o cortisol. Assim, você se mantém num constante estado de alerta, afetando a sua concentração, atenção e memória.
- Déficit de Atenção
O TDAH é um dos principais problemas que se vem à mente quando alguém diz que sente falta de concentração. Ele pode afetar o trabalho, o relacionamento e a vida pessoal se não for tratado. Deve ser adequadamente diagnosticada e tratada por um médico especialista.
- Esgotamento mental
A atenção atua no processo de informações e muitas situações podem prejudicá-la. Uma delas é o esgotamento mental, que ocorre quando o nosso cérebro é submetido a longos períodos de atividade cognitiva.
- Sedentarismo
Estudos recentes têm buscado justificar as ações da atividade física no cérebro: é possível que esteja associada a uma melhora na função cerebral, incluindo a atenção, e prevenção de distúrbios mentais.
- Distúrbios do sono
Uma noite mal dormida é um dos principais vilões da produtividade e concentração no dia seguinte. E, para quem sofre de distúrbios do sono, como insônia, apneia ou bruxismo, pode ser ainda pior, já que dormir pouco se torna uma constante.
Como melhorar a concentração?
Existem inúmeros métodos que podem ajudar a aumentar o nível de concentração. Além do corpo, o cérebro também precisa ser exercitado para manter o seu desempenho ao longo dos anos. Dentre as formas, as principais são:
- ler livros;
- assistir filmes;
- realizar jogos de raciocínio e memória.
Por fim, com a leitura deste texto, você ficou por dentro das principais relações da condição de falta de atenção. Portanto, fique atento às orientações e em caso de necessidade, procure auxílio médico especializado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!