A irritabilidade, caracterizada pela baixa tolerância a incômodos e reações exageradas a estímulos, pode ser um dos sintomas da ansiedade. Tem se tornado uma condição cada vez mais comum devido às rotinas cada vez mais intensas da população.
Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir apresentaremos as principais informações sobre o quadro de irritabilidade. Não deixe de continuar a leitura!
O que é a irritabilidade?
A irritabilidade é uma condição que geralmente é representada por baixo controle dos impulsos e descontrole emocional. A pessoa tende a reagir de modo exagerado a estímulos que outras pessoas conseguem tolerar melhor.
A irritabilidade está relacionada tanto às respostas ao ambiente quanto às condições psicológicas e/ou fisiológicas que experimentamos. Pode haver uma sensação de intolerância, e de que por pequenos motivos a pessoa pode explodir. O indivíduo tende a se afastar do convívio coletivo.
Quais são as principais causas da irritabilidade?
Existem algumas situações que podem causar um quadro intenso de irritabilidade. Veja a seguir as principais dentre elas:
- constrangimento;
- medo;
- contrariedade;
- desafios que parecem ir além de suas capacidades;
- interrupção da concentração;
- carência de vitaminas;
- exaustão emocional.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da irritabilidade é basicamente clínico, não há um exame que mostre a condição. A partir da conversa com o paciente, o médico deverá realizar testes clínicos e levantar o histórico geral de saúde do paciente. De acordo com a causa identificada poderá solicitar exames adicionais para complementar o diagnóstico.
Sinais de alerta da irritabilidade
Assim como qualquer outra condição, a irritabilidade tem sinais que auxiliam na identificação do agravamento do quadro. Veja a seguir os mais comuns dentre eles:
- irritabilidade como estado de humor por muito tempo;
- Explosões de raiva frequentes;
- Agressividade verbal e física;
- Comportamentos prejudiciais na intenção de acalmar-se.
Como tratar a irritabilidade?
O tratamento para a irritabilidade depende do diagnóstico clínico do paciente. É preciso uma avaliação profissional para checar a saúde como um todo. O objetivo é encontrar o agente causador da irritação.
Mas em quase todos os casos, a psicoterapia é a recomendação mais indicada. Isso porque a metodologia ajuda o paciente a compreender a sua própria irritação, conhecer as causas, e reconhecer os sinais que antecedem os surtos emocionais.
Uma alternativa interessante e que pode ser eficaz é a prática de atividades como yoga e meditação. Estas atividades buscam um melhor equilíbrio mental e emocional. Sem dúvida, isso ajuda no autocontrole e a melhorar a irritabilidade excessiva de forma saudável.
Dicas para diminuição da irritabilidade
Com alguns hábitos, você consegue amenizar a irritabilidade em sua rotina. Aplicando métodos como reorganização de rotina; fazer pausas programadas durante o dia; respirar fundo antes de suas reações; escutar música relaxante, dentre outros.
Atitudes que na maioria das vezes são tidas como banais podem, no longo prazo, aumentar significativamente a qualidade de vida dos pacientes que desenvolvem a condição de irritabilidade.
Por fim, com a leitura deste texto, vimos que a condição de irritabilidade pode causar consequências negativas graves à nossa saúde. Portanto, em caso de necessidade, procure um médico de sua confiança.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!