A anorexia se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora também se desenvolva em homens. Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente a um grau extremo de desnutrição. O índice de mortalidade varia chega a 20%.
Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir apresentaremos tudo que você precisa saber sobre a condição de anorexia. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
O que é anorexia nervosa?
A anorexia nervosa é um transtorno capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza.
Essa condição não é a única relacionada à autoimagem, existe também a bulimia. Neste caso, o paciente come até mesmo mais do que o normalmente comeria, para depois vomitar constantemente, até que o estômago esteja esvaziado.
Na anorexia, as costelas e os ossos das costas começam a ficar aparentes e a pessoa pode desenvolver doenças e condições complementares, como, por exemplo, a alopecia, a queda de cabelo, causadas pela falta de nutrientes no corpo.
Além de não comer, a pessoa com anorexia pode acabar exagerando nos exercícios físicos e no uso de medicamentos laxantes e diuréticos, sempre com a intenção de perder peso.
É geralmente aceito que a anorexia seja mais frequentemente diagnosticada em mulheres ao longo das idades. No entanto, estudos recentes mostram que, em adolescentes, há um número igual de homens e mulheres que sofrem desta doença.
Quais são os principais sintomas da anorexia nervosa?
A anorexia, bem como a grande maioria das condições, possui sinais que permitem a sua identificação e diagnóstico. Veja a seguir dentre todos os principais:
- Perda exagerada de peso sem causa aparente;
- Recusa em participar das refeições familiares;
- Preocupação excessiva com o valor calórico dos alimentos;
- Interrupção do ciclo menstrual;
- Atividade física intensa e exagerada;
- Síndrome do pânico e/ou comportamentos obsessivo-compulsivos;
- Visão distorcida do próprio corpo;
- Pele muito seca.
Como funciona o tratamento?
Trata-se de um tratamento multidisciplinar, que deve envolver o trabalho de médicos, psicólogos e nutricionista. O foco é iniciar uma conscientização, por uma psico-educação e reeducação alimentar.
É importante fazer acompanhamento com um nutricionista visando realizar um plano alimentar adequado para repor as vitaminas e minerais que possam estar em falta no organismo. Em casos mais graves, pode ser necessária a internação hospitalar para colocação de uma sonda nasogástrica para garantir a alimentação correta.
Podem ser indicados suplementos multivitamínicos que ajudam a repor as vitaminas e os minerais que não estão sendo ingeridos em quantidade suficiente. Embora os suplementos não engordem, não devem ser tomados como substitutos de uma alimentação saudável.
Acompanhamento psicológico também é de extrema importância no tratamento da anorexia nervosa. Este profissional pode usar estratégias para conscientização da imagem corporal correta, e ajudar a pessoa a encontrar as possíveis soluções que poderá adotar.
Em alguns casos, pode ser indicada também a terapia em grupo, em que várias pessoas com o mesmo transtorno compartilham as suas experiências, gerando empatia e vontade de ajudar outras pessoas.
Ademais, o uso de remédios é indicado apenas para pacientes que possuem outros transtornos psicológicos que possam influenciar a anorexia, como ansiedade e depressão. Assim o psicólogo pode encaminhar a pessoa para o psiquiatra, que deve prescrever os remédios necessários para promover o bem-estar da pessoa.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!