Lidar com a tristeza é difícil para qualquer pessoa, mas é comum que todos a enfrentem de tempos em tempos. Entretanto, em alguns casos, ela pode indicar um problema mais sério, algo que não desapareça simplesmente com o tempo.
Às vezes, estar triste não é apenas estar triste, mas pode ser um sinal de uma condição psicológica que afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo.
Como identificar a tristeza excessiva?
Justamente por ser tão comum na vida de todas as pessoas, é complicado para muitas delas diferenciar o simples fato de estar triste de uma patologia, como a depressão. Quem está habilitado a fazer isso, de fato, são os profissionais que trabalham com saúde mental.
Ainda assim, é possível perceber alguns indícios de que esse sentimento provém de um quadro de depressão ou outro transtorno psicológico:
Mal estar constante
Ficar triste por determinadas situações ruins que acontecem na vida é normal, e em alguns casos isso pode durar bastante tempo. O luto, por exemplo, costuma ser muito confundido com a depressão, porque pode se prolongar por períodos diferentes para cada pessoa, chegando a durar até mesmo meses.
O problema acontece quando esse mal estar se instala sem motivo aparente, e permanece durante a maioria dos dias e das horas. Ficar triste o tempo todo sem razão não é comum e nem saudável, mesmo que existam alguns “dias bons” eventualmente.
Pouco prazer nas atividades
Outro sintoma comum da depressão é a redução ou falta de prazer na realização de atividades que antes eram prazerosas. Se você gosta de ler mas não sente mais vontade ou alegria em fazer isso, por exemplo, isso pode ser um indício de que algo psicológico mais sério está acontecendo.
Cansaço extremo
Nos casos de aguda tristeza e depressão, é comum que a sensação de fadiga não vá embora mesmo com muito descanso. É diferente de se sentir cansado após um longo dia de trabalho, por exemplo.
Fique atento ao cansaço extremo, que surge mesmo quando não há motivos aparentes e parece estar sempre presente para qualquer atividade que você faça.
Mudanças no apetite e no sono
Doenças psicológicas afetam significativamente o funcionamento natural do corpo. Alterações no apetite e no sono são alguns dos indicativos mais imediatos, e podem ocorrer nos dois sentidos – excesso de fome e sono ou ausência dos mesmos.
Pensamentos negativos
Pensamentos ruins podem se apresentar em ciclos. Eles geralmente têm um tom pessimista em relação ao futuro, como se nada nunca fosse dar certo ou mudar para o melhor. Em casos extremos, eles podem incluir o desejo de se auto mutilar ou mesmo de se suicidar. Nessas situações, procure ajuda imediatamente.
Procure ajuda!
Se você suspeita que sua tristeza pode ser sinal de uma doença, não hesite em procurar por ajuda profissional. A depressão, bem como qualquer transtorno psiquiátrico, envolve riscos e prejudica diretamente a qualidade de vida e o bem-estar. Converse também com seus amigos e familiares.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!