A irritabilidade é uma condição que pode causar uma série de problemas e dificultar o cotidiano de pessoas de diferentes idades, causando incômodos e desconfortos tanto físicos quanto emocionais. O problema interfere também no convívio pessoal e desencadeia uma série de complicações que podem evoluir de maneira sistemática.
Causas da irritabilidade
A condição pode ser causada por uma gama ampla de fatores do cotidiano, abrangendo as mais diversas situações. Entre as possíveis e mais frequentes causas da irritabilidade, destacam-se o estresse e a ansiedade, especialmente nas pessoas adultas.
O excesso de preocupações do dia a dia e/ou o acúmulo de atividades devido a trabalho pode contribuir para o aumento no estresse e na ansiedade, dando origem à condição de irritabilidade, na qual a pessoa se torna muito mais nervosa.
Outros problemas psicológicos (como depressão, autismo e transtornos bipolares) também podem dar início a um quadro de irritabilidade. Nesses casos, a condição é uma causa secundária.
A irritabilidade pode também ser ocasionada por causas físicas como a privação de sono (um dos principais fatores físicos da irritabilidade), dores, infecções ou baixos níveis de açúcar no sangue.
Condições médicas e suas exigências se incluem entre as questões que propiciam a irritabilidade. É, por exemplo, o caso da abstinência de produtos como álcool, nicotina ou cafeína durante determinados tratamentos.
Sintomas da irritabilidade
A irritabilidade se manifesta de forma mais visível pela frequente sensação de irritação e nervosismo por quaisquer motivos, mesmo os simples e banais. A irritação se torna constante e pode afetar gravemente as relações interpessoais.
Outro sintoma frequente da irritabilidade são as explosões de raiva (também provocada por qualquer fator), o dificulta ainda mais o convívio.
Como consequência do nervosismo e da raiva, a irritabilidade pode causar sensações de confusão fazendo com que se perca o ritmo de atividades e a produtividade do indivíduo caia drasticamente.
Os sinais da irritabilidade podem ser físicos, manifestando-se através de dores de cabeça e até mesmo a perda de cabelo. Estes sinais podem também representar casos de irritabilidade causada por desequilíbrios hormonais.
Possíveis tratamentos para a irritabilidade
Em primeiro lugar, é essencial identificar a origem do problema para que se faça um diagnóstico certeiro. Irritabilidade não é uma doença, mas um dos sintomas de manifestação de alguma doença que necessita ajuda. Dessa forma, é possível seguir para o tratamento mais adequado, quer ele envolva o acompanhamento terapêutico de um especialista para questões de ordem emocional ou exija a administração de medicamentos.
É válido destacar que o paciente nunca deve se automedicar. Embora a irritabilidade possa parecer um problema simples e trivial, ele deve ser encarado como uma verdadeira questão de saúde e bem-estar. Procure um profissional especializado!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!