Alzheimer

4 Sintomas do Alzheimer

A doença de Alzheimer é o principal tipo de demência neurodegenerativa em idosos. Embora tenha causa desconhecida, acredita-se que há um importante fator genético associado ao seu desenvolvimento. 

Para que o tratamento seja iniciado o quanto antes e a evolução da condição seja controlada, é necessário reconhecer os sintomas do Alzheimer. Neste sentido, preparamos este artigo para ajudá-lo a identificar essa sintomatologia.

1) Perda de memória

A perda de memória para situações recentes é o sintoma mais característico do Alzheimer e, geralmente, está presente nas fases precoces da doença. Em alguns casos, ela não é percebida pelo paciente e nem pelos seus familiares, mas pelo médico.

Além do esquecimento de fatos recentes, ocorre também a dificuldade de aprender coisas novas. Em estágio inicial, o indivíduo é capaz de se lembrar de acontecimentos de anos atrás, mas não sabe dizer o que comeu na última refeição.

Contudo, com o passar dos anos e a evolução do sintoma, o paciente também passa a esquecer os fatos antigos, inclusive, o nome de familiares próximos. Uma característica de quem sofre com esse sintoma é repetir a mesma pergunta várias vezes ao dia.

2) Não conseguir completar tarefas

Outro sintoma característico de quem sofre com Alzheimer é a perda progressiva da capacidade de completar tarefas complexas, como, por exemplo, aprender as regras de um novo jogo, mexer em um novo sistema no computador ou até chegar em um novo endereço.

Somado a isso, o indivíduo não consegue executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Essa dificuldade tende a evoluir com o tempo e prejudicar a realização de atividades simples, como ligar a televisão, dirigir ou andar de bicicleta.

Esses problemas são perceptíveis para o paciente. No entanto, por não aceitarem o problema, criam álibis para justificar essas dificuldades. Além disso, ele passa a evitar situações que evidenciem esses novos sintomas.

3) Esquecer objetos pessoais

O paciente com a doença de Alzheimer está sujeito a esquecer/perder objetos pessoais com mais frequência do que quem não apresenta o problema. Geralmente, isso ocorre porque armazenam esses objetos em locais nada convencionais, como, por exemplo, colocar a chave na geladeira.

Ainda, ao tentar refazer mentalmente o percurso para encontrar o objeto perdido, não conseguem se lembrar do trajeto. Em estágios avançados, o indivíduo também perde dinheiro com facilidade.

4) Desorientação temporal e espacial

Mais um sintoma comum nesses casos é a perda completa da noção de tempo e espaço, o que faz com que esqueçam datas de aniversários, estações do ano, o mês atual, entre outros. Uma forma simples de identificar o problema é perguntar se ele sabe a data de hoje.

Além disso, o paciente com desorientação temporal tem dificuldade em entender situações que não estão acontecendo naquele momento ou falar há quanto tempo estão em determinado local.

Na desorientação espacial, a pessoa não reconhece o local que está. Caso esteja em um hospital, ela pode achar que está em casa ou em outro lugar, por exemplo. Também não saberá dizer como chegou naquele local.

Enfim, a doença de Alzheimer afeta profundamente a qualidade de vida do indivíduo. Por isso, identificar esses sintomas é fundamental. Quanto antes isso acontecer e o tratamento for iniciado, melhor será o resultado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe