Alzheimer

6 Sintomas do Alzheimer

Segundo o Ministério da Saúde, o Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum entre idosos, correspondendo a mais da metade dos casos de demência neste grupo. Estamos falando de um quadro grave, pois é irreversível e não passível de cura.

Você conhece os sintomas causados por esta condição? Sabe identificá-los precocemente? Então, não deixe de ler este texto. A seguir, listamos todos os sinais que estão diretamente relacionados ao quadro.

1) Perda de memória e problemas de comunicação

A perda de memória recente é um sintoma comum em quem tem Alzheimer e tende a ser progressiva à medida que a doença avança. Assim, o paciente esquece nomes de pessoas próximas, passa a ter dificuldade para se expressar e encontrar palavras para nomear os objetos.

2) Dificuldade para concluir tarefas

Quem sofre com Alzheimer também apresenta uma gradual dificuldade em realizar tarefas complexas, como o pagamento das contas, seguir instruções para chegar a um local ou aprender a mexer em uma nova ferramenta.

Com o avanço do quadro, as dificuldades passam a ser em relação a tarefas do cotidiano, como dirigir o carro, ligar a televisão ou realizar atividades rotineiras do trabalho. Porém, tendem a criar justificativas para essas dificuldades.

3) Desorientação

Os pacientes com Alzheimer perdem a noção de tempo e espaço, causando confusão com datas, dificuldade em reconhecer o local que está ou de se localizar. Assim, não sabem responder a data de hoje ou confundem o ambiente em que estão com outro.

Além disso, quando questionado, ele não saberá dizer quando e como chegou lá. Em fases avançadas, a desorientação se associa à falta de memória, fazendo com que se perca na rua e não saiba voltar pra casa.

4) Mudanças no comportamento

O Alzheimer também provoca mudanças no comportamento do paciente, fazendo com que haja de forma defensiva, se afastando de familiares e amigos. Isso ocorre porque conseguem perceber as perdas cognitivas que estão enfrentando.

Com isso, é comum que esses pacientes se isolem e desenvolvam a depressão. Em estágio avançado, eles podem apresentar comportamentos estranhos e anormais, como alterações de humor, perda de inibição, alucinações, delírios, ansiedade e sinais de psicose.

5) Agnosia

Trata-se de uma alteração da percepção que faz com que o paciente não reconheça a serventia de objetos comuns ou o significado de símbolos. Por exemplo, ao ver um lápis, não sabe como ele funciona ou como deve ser usado.

A agnosia também pode fazer com que ele não reconheça o seu reflexo no espelho ou até não saber o que é um espelho. O mesmo ocorre com pessoas, fazendo com que não identifique familiares e amigos. Isso leva à maior agitação e ansiedade.

6) Problemas de discernimento

Outro sintoma comum em quem sofre com Alzheimer é o prejuízo na sua capacidade de discernir ou julgar. Isso faz com que saia de casa com roupas extravagantes, não queira tomar banho, distribua dinheiro de forma inconsequente, entre outros.

Enfim, esses são apenas alguns dos sintomas mais presentes em quem desenvolve a doença de Alzheimer. Por isso, é importante estar atento ao comportamento, principalmente dos mais idosos. Embora não seja possível reverter o quadro, o tratamento ajuda a controlar os sintomas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe