Anorexia

Anorexia: Saiba o que é e qual o seu tratamento

Os transtornos alimentares são alguns dos problemas de saúde mais comuns do mundo. Ao mesmo tempo em que há um culto ao corpo perfeito, há também um grande estímulo ao prazer de comer. Na tentativa de buscar esse equilíbrio, muitas pessoas desenvolvem a anorexia.

Você já ouviu falar nela? Sabe como é causada? Quer saber mais sobre os sintomas e alternativas de tratamento? Então, recomendamos a leitura deste post. Nele, responderemos a todas as suas dúvidas.

O que é anorexia?

Trata-se de um transtorno alimentar que faz com que o indivíduo enxergue o próprio corpo de forma distorcida, o que leva a adoção de comportamentos prejudiciais à saúde, como a realização de dietas restritivas, abuso de exercícios físicos, indução ao vômito, etc.

Também chamada de anorexia nervosa, essa condição pode afetar pessoas de ambos os gêneros e se caracteriza pelo desejo excessivo e descontrolado de emagrecer a fim de atender a um padrão de beleza.

Geralmente, esse transtorno costuma passar despercebido durante anos, tanto pelo paciente quanto pelos familiares e amigos. As suspeitas só se iniciam quando os sinais físicos começam a surgir no corpo da pessoa.

Por isso, o primeiro passo para buscar um diagnóstico precoce é conhecer os sintomas mais comuns nos estágios iniciais da doença. Com isso, o indivíduo pode buscar orientação médica.

Quais são os sintomas?

Embora não seja fácil de ser percebida, a anorexia nervosa é cercada de sintomas bem característicos e estão relacionados tanto à condição física quanto ao aspecto emocional do paciente. 

Entre os mais recorrentes, estão: atenção excessiva à imagem corporal, percepção distorcida sobre sua própria aparência, medo intenso de ganhar peso, ansiedade e irritabilidade no momento das refeições, baixa autoestima e maior sensibilidade aos comentários de terceiros sobre seu corpo.

No que se refere aos sintomas físicos causados pela anorexia, podemos citar: súbita perda de peso, ausência ou alteração de menstruação, desmaios ou tonturas, arritmia cardíaca e convulsões, sensação de cansaço, alterações no sono, letargia, fraqueza muscular e mudanças na face.

Além disso, a condição é caracterizada por comportamentos distintos, tais como, estar sempre fazendo dietas, uso indevido de laxantes e supressores de apetite, se isola para fazer as refeições, comportamento anti-social e prática excessiva de exercícios físicos.

Como é o tratamento?

O tratamento para anorexia envolve o trabalho conjunto de psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. Assim, o paciente trata não só a mente, mas também recebe a orientação necessária para se alimentar corretamente.

No que se refere ao tratamento com psicólogo, ele consiste na realização de sessões de psicoterapia. Nestes casos, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), a terapia centrada na pessoa e a psicologia analítica são as abordagens mais utilizadas.

Ainda, o objetivo do tratamento é recuperar o peso perdido pelo paciente em função da anorexia, trabalhar a sua autoimagem e autoestima, e fazer com que ele desenvolva uma relação consciente com seu corpo e com a comida.

Enfim, como você pode perceber, a anorexia é uma condição grave e que precisa ser tratada adequadamente. Por isso, se você tem algum familiar ou amigo com sinais comuns desse quadro, converse com ele sobre a necessidade de buscar orientação médica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe