ansiedade

Tipos de ansiedade

Em cenários difíceis, como esse de pandemia da Covid-19, tendemos a nos tornar mais ansiosos, principalmente pela expectativa de quando será possível retornar a normalidade. O que poucos sabem é que existem diferentes tipos de ansiedade.

Você sabe quais são eles? Conhece os sintomas que ajudam a identificá-los? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito deles.

O que são os transtornos de ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural que nos ajuda a lidar com situações de perigo iminente, sendo um sinal de alerta para a preservação da vida. No entanto, para algumas pessoas, esse sentimento é persistente, incapacitando o indivíduo de realizar determinada atividade.

Para definir se o estado ansioso é normal ou patológico, o primeiro passo é identificar a intensidade e a frequência com que ocorre, a duração e como interfere no desempenho social e profissional do indivíduo.

Assim, os transtornos de ansiedade paralisam a pessoa, trazendo prejuízos e impossibilitando uma preparação para lidar com situações ameaçadoras. Ainda, essa condição pode se manifestar de diferentes formas. A seguir, conheça mais sobre elas:

Transtorno do pânico

Neste tipo de transtorno, o indivíduo tem uma forte sensação de que pode morrer, imaginando que terá um infarto a qualquer momento ou que está perdendo o controle ou a consciência. Após uma crise de pânico, o paciente sente medo de ter um novo ataque, iniciando um ciclo interminável.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Trata-se de um tipo de transtorno de ansiedade que não está diretamente ligado a sensações físicas, mas sim emocionais. As crises surgem a partir de pensamentos, medos e sentimentos ruins que geram estresse e preocupação excessiva.

Ansiedade social

Enquanto a timidez é um sentimento normal que não traz prejuízos à saúde, a ansiedade social provoca um medo paralisante, impedindo que o indivíduo se relacione com outras pessoas, principalmente desconhecidos.

Ainda, a fobia social, como também é chamada, caracteriza-se por uma crença cognitiva de incapacidade ou de que não será aceita por terceiros. Esse tipo de transtorno pode acometer adultos e crianças.

Ansiedade de separação

Trata-se de um transtorno de ansiedade muito comum em crianças, envolvendo o medo extremo de afastar-se de pessoas com quem possuam apego. Em alguns casos, as crianças relatam ter sonhos ou pesadelos com esses amigos próximos ou familiares.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O TOC é um transtorno diferente dos outros. Quem sofre com o transtorno obsessivo-compulsivo lida diariamente com a culpa, sendo uma condição marcada pelas obsessões e pelas compulsões excessivas e irracionais.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Trata-se de uma doença associada a lembranças de experiências traumáticas, sendo muito comum em veteranos de guerra. Quando há a crise, o indivíduo revive o evento como se estivesse ocorrendo naquele momento, levando-o a se comportar do mesmo modo.

Fobias

A fobia é um tipo de ansiedade marcada pelo medo excessivo de uma determinada situação ou objeto, causando paralisia, ataques de raiva e/ou choro. A depender da origem do medo, a condição ganha um nome específico, tais como, aracnofobia (aranhas), claustrofobia (locais fechados), acrofobia (altura), entre outros.

Com a leitura deste post, você conheceu os principais tipos de ansiedade. Portanto, caso perceba esses sintomas, procure um psicólogo ou um psiquiatra. Através de abordagens específicas, é possível controlar esse transtorno.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp