ataque de pânico

Como identificar um ataque de pânico?

Sensação de dormência, falta de ar, alterações da frequência cardíaca, dores no peito e sensação de morte. Apesar de serem sintomas de um ataque de pânico, eles são, muitas vezes, confundidos com outras patologias, como um ataque cardíaco. Dados hospitalares americanos estimam que, nos Estados Unidos, cerca de cinco milhões de pessoas por ano procuram atendimento de urgência com queixas relacionadas à doenças no coração enquanto apenas 10% desse número possuem algum problema cardíaco.

O que é um ataque de pânico?

A síndrome, ou transtorno do pânico, está associada à ansiedade. O ataque é caracterizado pelo medo e pelo desespero e, geralmente, dura cerca de dez minutos. Durante a crise, além de sintomas físicos e emocionais, o paciente tem a sensação de que vai morrer. Um ataque pode acontecer motivado pela ansiedade, após acontecimentos negativos ou em resposta a uma situação específica. Os ataques de pânico são comuns e atingem cerca de 11% de adultos a cada ano. As crises acontecem aleatoriamente: podem acontecer mais de uma vez no mesmo dia ou demorar meses e anos para que aconteçam novamente. Apesar de atingir ambos os sexos, o ataque atinge com maior frequência pessoas do sexo feminino, uma vez que o ataque pode sofrer influências hormonais.

Quais são os sintomas de uma crise de pânico?

Além da sensação de morte, uma crise desencadeia desespero. No entanto, para ser caracterizado como uma crise de pânico, é necessário que o indivíduo possua ao menos quatro sintomas, sejam eles físicos ou emocionais. São eles:
  • Dor ou desconforto no tórax
  • Uma sensação de engasgo
  • Vertigens, instabilidade postural ou desmaios
  • Medo de morrer
  • Medo de enlouquecer ou de perder o controle
  • Sensações de irrealidade, estranhamento ou distanciamento do meio em que vive
  • Agitação ou arrepios
  • Náuseas, dores gástricas ou diarreia
  • Sensação de dormência ou formigamento
  • Palpitações ou frequência cardíaca acelerada
  • Falta de ar ou sensação de asfixia
  • Sudorese
  • Tremores ou espasmos
Em alguns casos, o indivíduo pode, também, apresentar vertigem e diarreia.

Afinal, como identificar um ataque de pânico?

Como vimos, alguns sintomas de uma crise de pânico são os mesmos de um ataque cardíaco. Entretanto, algumas características os diferenciam. Se comprar com o ataque cardíaco, é possível notar uma diferença entre o pico dos sintomas. Já na crise do pânico o auge é alcançado logo nos primeiros minutos, no ataque cardíaco eles são crescentes e podem durar por horas. Além disso, durante uma crise de pânico, o indivíduo tem a sensação de irrealidade, como se a pessoa não estivesse ali. Outra diferença é o tipo da dor. No ataque cardíaco, ela é opressiva e está concentrada no tórax, podendo irradiar para outras regiões como a mandíbula, ombros e braços. Uma dor semelhante à azia também pode ser sentida no peito. Enquanto no pânico, a dor não provoca a sensação de pressão. Junto à ela, outros sintomas surgem como a sensação de sufocamento e uma visão distorcida da realidade. De qualquer maneira, buscar ajuda médica, em ambos casos é imprescindível. Ataques cardíacos ocasionam em morte e ataque de pânico, quando não tratado, pode comprometer a qualidade de vida do indivíduo. Em caso de dúvidas, não espere os sintomas passarem, procure um médico com urgência. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe