depressão

Atividade física auxilia no tratamento da depressão?

Praticar atividade física regular é uma boa maneira de ajudar a prevenir ou controlar a depressão leve. Existem muitos pontos de vista sobre como os exercícios ajudam as pessoas com depressão, embora as razões precisas não sejam claras.

Entenda melhor neste artigo!

Exercício e depressão

Em termos gerais, manter-se ativo pode:

  • ajudar a levantar o humor por meio de melhor condicionamento físico
  • melhorar os padrões de sono
  • aumentar os níveis de energia
  • bloquear pensamentos negativos ou distrair as pessoas das preocupações diárias
  • ajudar as pessoas a se sentirem menos sozinhas

Os exercícios também podem alterar os níveis de substâncias químicas no cérebro, como serotonina, endorfinas e hormônios do estresse.

Embora todos nos sintamos tristes, mal-humorados ou deprimidos de vez em quando, algumas pessoas experimentam esses sentimentos intensamente, por longos períodos (semanas, meses ou até anos) e às vezes sem qualquer razão aparente.

A depressão é mais que apenas um humor baixo. É uma condição séria que tem impacto na saúde física e mental.

Embora a causa exata da depressão não seja conhecida, várias coisas podem estar associadas ao seu desenvolvimento. Geralmente, não resulta de uma única causa, mas de uma combinação de fatores biológicos (como história familiar, doença médica grave ou uso de drogas e álcool), experiências na primeira infância, fatores de personalidade, eventos estressantes recentes da vida e outros fatores pessoais.

Alguns estudos descobriram que o exercício pode ser um tratamento moderadamente útil para a depressão leve a moderada em adultos. O exercício deve, portanto, ser considerado uma mudança importante no estilo de vida, além de outros tratamentos para a depressão.

Os benefícios que podem ser obtidos com o exercício dependem da quantidade de exercício realizada.

Como colher os benefícios do exercício para a saúde mental?

Você não precisa dedicar horas de seu dia agitado para treinar. Apenas 30 minutos de exercícios moderados, cinco vezes por semana, são suficientes. E mesmo isso pode ser dividido em duas sessões de exercícios de 15 minutos ou mesmo três sessões de exercícios de 10 minutos, se for mais fácil.

Maneiras fáceis de se mover

Não tem um bloco de 30 minutos para se dedicar à ioga ou a um passeio de bicicleta? Não se preocupe! Pense na atividade física como um estilo de vida, em vez de apenas uma única tarefa para marcar sua lista de tarefas.

Olhe para sua rotina diária e pense em maneiras de entrar furtivamente em atividades aqui, ali e em todos os lugares, como por exemplo:

  • Limpe a casa, lave o carro, cuide do quintal e do jardim, corte a grama, varra a calçada ou pátio com uma vassoura.
  • Pedale ou caminhe até um compromisso em vez de dirigir, use escadas em vez de elevadores, caminhe rapidamente até o ponto de ônibus.
  • Corra no campo de futebol durante os treinos do seu filho, faça um passeio de bicicleta pelo bairro parte da rotina do fim de semana, brinque de pega-pega etc.

Você não precisa passar horas em uma academia ou se forçar a treinos longos e monótonos para experimentar os muitos benefícios do exercício. Essas dicas podem ajudá-lo a encontrar atividades que você goste e começar a se sentir melhor, ter uma aparência melhor e tirar mais proveito da vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp