Assim como faz com quase todas as áreas e situações da vida, o cinema também tem suas contribuições para o debate importantíssimo sobre a saúde mental. Os filmes que abordam a psique humana podem ser usados como ferramentas para ampliar a compreensão das pessoas sobre o assunto ou promover discussões positivas.
Existem produções sobre os mais variados gêneros que conseguem tratar desse assunto muito bem. A seguir, vamos conhecer algumas delas. Acompanhe!
O Mínimo para Viver
Essa produção conta a história de uma adolescente que sofre os impactos da anorexia. Direcionada ao público mais jovem, no decorrer do longa é possível acompanhar as lutas e a importância que o apoio dos familiares e amigos tem para as pessoas que sofrem com essa condição.
O Mínimo para Viver também chama a atenção para as consequências negativas que o excesso de cuidado com o corpo pode trazer para a saúde da pessoa.
Querido Menino
Esse filme foi baseado nas memórias de David e Nic Sheff que se tornaram best-sellers. O longa conta a inspiradora e comovente história de lutas, recaídas e recuperação de uma família refém do vício por anos.
Divertida Mente
Essa animação da Pixar é um ótimo exemplo que para falar das complicações envolvendo a mente humana não precisa ser algo tenso e complicado. O longa venceu o Oscar de Melhor Animação e conta a história de Riley e de suas emoções.
É uma produção que pode ser usada para ajudar as crianças a entenderem e expressarem o que estão sentindo, quanto para os pais compreenderem o que seus filhos estão tentando dizer.
Nise: O Coração da Loucura
Nise: O Coração da Loucura é um filme brasileiro com uma excelente abordagem sobre a saúde mental. O longa conta a história da médica psiquiátrica Nise da Silveira (Glória Pires) que mudou completamente a forma como os tratamentos da psiquiatria eram realizados no Brasil.
Ao mesmo tempo em que o filme apresenta o método inovador de tratamento aplicado por Nise, também emociona ao retratar o poder e a importância que um tratamento humanizado possui para as questões mentais.
O Solista
O Solista é um filme baseado em uma história real. O longa conta as vivências de Nathaniel Ayers (Jamie Foxx).
Ayers é esquizofrênico, mas suas lutas são mais complicadas, pois mora nas ruas de Los Angeles. Apesar de tudo o que vive, sua paixão e competência ao tocar violino e violoncelo impressiona que o conhece.
Uma dessas pessoas é o jornalista Lopez (Robert Downey Jr.) que se aproxima de Ayers criando uma relação única. É um bom filme para entender um pouco mais sobre a esquizofrenia.
O Lado Bom da Vida
Com Bradley Cooper e Jannifer Lawrence como protagonistas, O Lado Bom da Vida traz a história de um professor que após sair de uma longa estadia em uma instituição psiquiátrica, retorna para a casa dos pais para viver com eles e acaba criando um relacionamento com uma mulher viúva.
O filme é simples, descontraído e leve, o que ajuda a compreender o transtorno obsessivo-compulsivo e a bipolaridade sem muito peso e tensão.
Outros que valem a pena serem conferidos e que abordam a saúde mental em diferentes linhas são Para Sempre Alice; Cisne Negro; Se Enlouquecer, Não se Apaixone e Procurando Dory, outra animação excelente para crianças.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!