Bullying

Como identificar se meu filho está sofrendo bullying?

Embora ignoradas durante muito tempo, as agressões físicas e perseguições psicológicas vividas no ambiente escolar se tornaram ainda mais intensas, despertando a atenção da sociedade e recebendo o nome de bullying.

Por isso, os pais precisam estar atentos aos sinais apresentados pelos filhos que são alvos dessas agressões. Você sabe como identificá-los? Então, não deixe de ler este post.

O que é bullying?

O termo “bullying” é utilizado para descrever todo comportamento agressivo, físico ou verbal, que ocorre constantemente ao longo do tempo. Ou seja, humilhação, insultos, divulgar informações mentirosas ou até ignorar alguém são formas de bullying.

Ainda, esse termo se popularizou em função do aumento no número de casos de agressão e mortes de jovens decorrentes dessas situações em ambiente escolar. Além de comprometerem a saúde física, podem causar marcas profundas no emocional da vítima.

Ademais, a palavra bullying tem origem no inglês “bully”, que significa valentão ou brigão. Essa violência física e/ou mental pode ser feita em grupo ou de forma individual e, geralmente, os mais vulneráveis são os alvos preferidos.

Como identificar que seu filho está sofrendo bullying?

O ambiente escolar é um dos espaços onde essas agressões são mais comuns, tanto entre as crianças quanto entre os adolescentes. Por isso, os pais precisam estar sempre vigilantes sobre o comportamento dos filhos. A seguir, listamos alguns sinais claros de que uma criança está sendo vítima de bullying.

Retorna da escola com pertences e roupas sujas ou danificadas

Quando a criança passa a chegar em casa com a roupa suja, mochila ou cadernos rasgados, há um grande indício de que algo anormal está ocorrendo na escola. Procure conversar com seu filho e fique atento: quanto mais desconexa a resposta, maiores as chances dele estar mentindo.

Sempre tem desculpas para faltar a aula

Dores de cabeça, mal-estar, dor de barriga ou cansaço constante no momento de ir para a escola pode ser um sinal de que o seu filho está fugindo do ambiente escolar. Geralmente, é resultado do medo de encontrar o seu agressor.

Mudança nos hábitos alimentares

Aumento na ingestão de comida ou falta de apetite que perdura há algum tempo e não tem causa aparente também é um comportamento repetido por quem é vítima de bullying. Porém, pode ser um sintoma de outro problema de saúde. Observe e, se necessário, leve ele ao médico.

Pesadelos constantes ou insônia

Quem sofre agressões recorrentes na escola tende a estar com o emocional abalado. Assim, não é incomum que isso se reflita na hora de dormir, seja com pesadelos constantes relacionados à escola ou ao agressor ou com a dificuldade para dormir.

Afastamento dos amigos

Outro comportamento comum de crianças e adolescentes vítimas de bullying é o afastamento dos amigos e das relações sociais. Em alguns casos, o agressor pode estar entre esses amigos ou ele pode estar com medo de ser agredido na frente dos colegas.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre bullying e também sobre os sintomas que são comumente apresentados pelas crianças que estão sendo alvo de agressões. Portanto, fique atento a esses sinais e, se preciso, procure orientação de um psicólogo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe