Bullying

Bullying entre adultos: por que acontece e como lidar

O bullying pode ser vivenciado em diferentes fases da vida, especialmente na idade adulta. No entanto, o bullying entre adultos é mal documentado como um problema específico.

As informações disponíveis referem-se principalmente ao bullying online (ou cyberbullying) vivido por jovens adultos na universidade e pela população em geral. O bullying vivenciado por jovens adultos em contexto desportivo também é frequentemente relatado.

Neste artigo, entenda por que isso acontece e como lidar!

Bullying na fase adulta

Diferentes manifestações de bullying vivenciadas na idade adulta podem fazer parte de fenômenos maiores e passíveis de punição. Por exemplo, o bullying pode fazer parte do ciclo de violência doméstica, pode ser um componente do abuso sofrido por adultos vulneráveis ​​e as vítimas de agressão sexual podem ser intimidadas pelos pais.

Em um contexto de trabalho, podemos falar, por exemplo, sobre assédio psicológico. Mesmo que certas características do assédio psicológico no local de trabalho possam ser semelhantes às do assédio moral, é também uma forma de praticar bullying ou perseguição.

Retrato de bullying online entre adultos

Existem poucos dados para retratar o bullying online (ou cyberbullying) entre adultos. No nível universitário, uma pesquisa de bullying online em universidades canadenses entre 2012 e 2014 com 1.925 alunos de quatro universidades descobriu que 24,1% deles foram vítimas de bullying online no Canadá.

O bullying foi feito usando uma variedade de meios de comunicação, como mídia social, e-mail, texto e blogs, fóruns ou salas de bate-papo. As mulheres eram muito mais propensas a denunciar o bullying nas redes sociais e por meio de e-mails, enquanto os homens eram mais propensos a denunciar o bullying em blogs e salas de bate-papo.

No geral, esse é um cenário que se repete nesse ambiente, que costuma ser mais favorável às desavenças e rivalidades.

Razões para bullying online

De acordo com as pesquisas sobre a perseguição online em universidades, questões interpessoais, aparência física, opiniões e crenças têm sido citadas como explicações para o bullying online, assim como gênero para mulheres e etnia para homens.

Alguns dados também demonstram que, por vezes, essa perseguição online faz parte de um jogo entre calouros e veteranos ou apenas uma piada – como diversão.

Prevenção de bullying na idade adulta: como lidar?

Uma vez que certas manifestações de intimidação podem fazer parte de fenômenos maiores e passíveis de sanções, a prevenção desses atos deve fazer parte de diferentes estratégias ou medidas de prevenção direcionadas aos tipos de violência em que os atos são cometidos.

Certas estratégias reconhecidas como eficazes na prevenção da violência, como a mudança de normas sociais que anteriormente favoreciam o quadro crítico, também podem contribuir para a prevenção do bullying na idade adulta por meio da criação e manutenção de ambientes de convivência benevolentes, respeitosos, de relações igualitárias e de comportamento marcado pelo espírito cívico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp