A rotina diária é cada vez mais cansativa. Independentemente da idade, os compromissos e afazeres se multiplicam e roubam o tempo e a energia. O tempo torna-se facilmente um inimigo, uma vez que não conseguimos encaixar tantas tarefas dentro das 24 horas por dia. Como resultado a consequência é clara: cansaço mental.
Esse cansaço é explicado pela química em nosso cérebro, pois ele é exigido para a realização das mais diversas atividades, liberando hormônios e neurotransmissores. No entanto, quando esse órgão trabalha em excesso, essas substâncias são usadas excessivamente e começam a apresentar déficits, levando a diversos sinais como perda de memória, falta de concentração, cansaço e até mesmo alguns sintomas físicos, como dores musculares, dor no estômago, entre outras.
Certo é que, mesmo diante de todas essas consequências, temos que seguir em frente. Por isso, neste artigo iremos tratar de algumas maneiras para que você se livre do cansaço mental e possa ter uma rotina mais produtiva e agradável.
Dicas para amenizar o cansaço mental
Alimentação balanceada: como qualquer órgão do corpo humano, o cérebro requer energia para executar suas funções. Essa energia provem da alimentação. Por isso, é fundamental comer bem, sempre dando prioridade a alimentos saudáveis e evitando aqueles muito gordurosos ou com grande quantidade de açúcar.
Exercício físico: este é outro ponto-chave para combater o problema. As atividades físicas, quando praticadas de maneira regular, influenciam na química do cérebro por meio da liberação de hormônios e neurotransmissores benéficos a saúde mental. Assim, é possível sentir-se melhor e mais disposto, além de proporcionar diversos benefícios ao corpo como um todo.
Pausas no trabalho: pode parecer algo insignificante, mas tirar pequenos intervalos durante o trabalho pode auxiliar muito, pois retira o foco da atividade desenvolvida. Além disso, essas pausas também auxiliam no aumento da concentração e, consequentemente, da produtividade.
Sono: é durante o sono que nosso organismo se recupera e permite que encaremos o dia seguinte com mais vitalidade. Assim, as horas de descanso são fundamentais para diminuírem o problema em questão. Apesar de o período necessário variar de pessoa para pessoa e de acordo com a idade, o recomendado é dormir cerca de 7 a 8 horas por dia. Além disso, para ter uma noite tranquila, recomenda-se um banho morno ou uma bebida quente antes de ir para a cama.
Atividades prazerosas: é muito importante propiciar a mente uma “folga” das atividades relacionadas ao trabalho com algo que lhe dê prazer, como ler um livro, cozinhar, meditar, dentre outras atividades.
Vale ressaltar que quando o quadro de cansaço mental é muito frequente há interferência na realização até das tarefas mais simples, além de levar a consequências sérias para a saúde. Por isso, não hesite em procurar um profissional para te auxiliar a superar o cansaço mental e suas possíveis complicações.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.