Wooden pawn with chains controlled by his partner - Concept of toxic relationship, love, domination and control

Codependência: tudo o que você precisa saber

Ao criarmos laços afetivos profundos com quem nos cerca, fica mais fácil enfrentar as dificuldades naturais e culturais da vida. No entanto, o excesso de cuidado e a necessidade do outro para tomar decisões importantes podem ser sinais de alerta. Por isso, saber como lidar com a codependência é fundamental.

Quer entender melhor como lidar com a dependência emocional? Neste post, vou explicar quais são os principais indícios de que esse problema está acontecendo com você e trazer sugestões de como superá-lo. Continue por aqui e fique por dentro do assunto!

O que é codependência?

A codependência ou dependência emocional como também é conhecida, é um quadro emocional ou comportamental que compromete a habilidade da pessoa de manter uma relação saudável e satisfatória.

Geralmente, o indivíduo projeta suas expectativas em terceiros. Conforme o tempo passa, fica cada vez mais forte a sensação de dependência desse alguém para se sentir feliz, amado e capaz de fazer escolhas em diferentes esferas da vida.

Essas dependências podem ser do nível psicológico, químico ou físico. Dessa forma, a codependência afeta as duas pessoas da relação. Ela não ajuda o dependente a melhorar, mas a permanecer na situação que sustenta o codependente.

Na maioria dos casos, o comportamento codependente é expresso por pais ou mesmo cônjuges que, aos poucos, passam a viver em função do outro, assumindo a responsabilidade pelos problemas dele e por suas vivências.

Quais são os principais tipos de codependência?

Hoje a codependência não é mais um conceito utilizado apenas para falar a respeito de dependência química. Para facilitar o seu entendimento, separamos a lista a seguir com os principais detalhes sobre os tipos do quadro:

Codependência química

A codependência química geralmente se apoia no vício de uma pessoa como objeto de obsessão do codependente, fazendo com que ele deixe a própria vida de lado para tentar solucionar a patologia do outro.

Codependência afetiva

Consiste basicamente na dependência em relação a qualquer indivíduo partindo de uma extrema insegurança, de um medo excessivo de ser abandonado, além da necessidade de agradar a todo custo.

Codependência familiar

Geralmente está vinculada tanto ao dependente químico quanto à codependência afetiva. No entanto, existe um forte sentimento de culpa ou de responsabilidade pelas decisões e acontecimentos da vida do outro.

Se, por um lado, o codependente se prejudica por abrir mão da própria vida, por outro, ele também prejudica seu objeto de dependência por colocá-lo em uma posição de incapaz, o que pode tornar a relação sufocante.

Quais são as principais causas?

Em geral, esses transtornos se iniciam como uma tentativa de a pessoa se sentir útil resolvendo os problemas do outro e retroalimentando esse sistema. Por isso, sempre que ela tenta parar, é automaticamente acometida da sensação de que não é mais útil e, em função disso, será rejeitada.

Além disso, a pessoa tem em mente que a responsabilidade de resgatar o outro é dela, mas não é. Dessa forma, sempre que ocorre uma recaída ou algum outro problema, ela se sente culpada e devastada emocionalmente.

Como funciona o tratamento?

A princípio, o tratamento ocorre sem invasão ao paciente, na maior parte das vezes existe o acompanhamento de profissionais como médicos e psicólogos. Após o início do tratamento é feita a orientação de todos os procedimentos necessários para reabilitar o paciente.

A psicoterapia é uma ferramenta poderosa para tal, pois permite desenvolver o autoconhecimento e trabalhar questões que podem ter ajudado no surgimento da codependência.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe