codependência

Tudo o que você precisa saber sobre a codependência

A codependência é um padrão de comportamento em que se coloca as necessidades de outra pessoa acima das suas próprias. Em relacionamentos codependentes, um dos parceiros se esforçará para atender às necessidades emocionais, físicas e mentais do outro.

O problema é que, para o dependente, isso pode custar muita energia e comportamentos de autoflagelação. Entenda melhor neste artigo os principais sintomas!

Vergonha e baixa autoestima

Não se sentir bom o suficiente ou se comparar constantemente com os outros é um sinal de baixa autoestima! Algumas das coisas que acompanham essa condição são o sentimento de culpa e o perfeccionismo, por exemplo.

Além disso, o desejo de agradar as pessoas é intenso, reflexo de quando não nos sentimos bem com nós mesmos e desacreditamos de nossas capacidades.

Portanto, a aprovação e validação dos outros é importante para tranquilizar o codependente. Importante ressaltar, entretanto, que não há nenhum problema em querer agradar a alguém querido.

Isso apenas se torna um problema quando há medo excessivo de abandono e a sensação de insuficiência, o que leva os codependentes a pensarem que não têm escolha.

Problemas com limitação

Os limites são uma espécie de linha imaginária entre você e os outros. Ela divide o que é seu e o de outra pessoa, e isso se aplica não apenas ao seu corpo, dinheiro e pertences, mas também aos seus sentimentos, pensamentos e necessidades, sabia?

É exatamente nesse ponto que os codependentes se metem em problemas. Eles têm limites tão fracos, que se sentem responsáveis ​​pelos sentimentos e problemas das pessoas – ou acabam as culpando pelos seus.

Por outro lado, também existem alguns codependentes com limites rígidos. Nesse caso, são pessoas tão fechadas e retraídas, que dificulta a aproximação.

Além disso, muitas vezes a codependência leva as pessoas a alternarem entre limites fracos e limites rígidos.

Relação de controle na codependência

O controle ajuda os codependentes a se sentirem mais seguros e protegidos, o que pode se tornar um vício perigoso. Assim, para os codependentes, o controle limita a capacidade de assumir riscos e compartilhar seus sentimentos.

Além disso, os codependentes sentem necessidade de controlar aqueles que estão próximos a eles, porque precisam que outras pessoas se comportem de uma certa maneira para se sentirem bem.

Codependência e negação

Esses foram apenas alguns dos sintomas de uma pessoa que sofre com a codependência! Além disso, há uma infinidade de outros problemas, e um dos mais graves é a negação.

As pessoas codependentes têm dificuldade de enfrentar seus problemas, por isso estão em constante negação de sua situação. Normalmente, pensam que o problema é outra pessoa ou a situação. Ou mesmo ficam reclamando, tentando consertar a outra pessoa.

Também é comum que fiquem migrando de um relacionamento ou trabalho para outro, sem nunca admitirem o fato!

Os codependentes também negam seus sentimentos e necessidades. Muitas vezes, eles não sabem o que estão sentindo, por isso, focam no que os outros estão sentindo e precisando.

No geral, a codependência causa estresse e leva a emoções dolorosas. Todos os sintomas levam a sentimentos de raiva, ressentimento, desesperança e desespero.

Apesar disso, existe ajuda para recuperação e mudança! O primeiro passo é obter orientação e suporte.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp