autismo

Como identificar que seu filho tem autismo

Como pai, você se pergunta sobre certos traços comportamentais de seu filho? Se essa dúvida ronda sua cabeça e você se questiona se seu filho pode ter autismo, existe uma grande chance de existir algo aí!

Afinal, ao que os pais devem estar atentos? Confira neste artigo alguns esclarecimentos úteis!

Sinais de alerta ao autismo

Os pais podem detectar certos sinais de alerta em seus filhos antes dos 3 anos. Quando falamos em autismo, o imaginário coletivo nos faz pensar em uma criança que se balança e fica prostrada.

No entanto, os sintomas do transtorno do espectro autista são muito mais diversos e às vezes muito difíceis de identificar. Veja a seguir:

1.    Comportamentos atípicos

Uma criança com autismo pode adotar comportamentos e movimentos inadequados como, por exemplo, gestos estereotipados (agitar os braços, pular, balançar, etc.). Quando chega a hora de brincar, geralmente prefere alinhar seus brinquedos em vez de participar de encenações ou simulações de sua idade.

Tendo dificuldade em aceitar mudanças e novidades, ela constrói rotinas que a tranquilizam. Também está apegada a áreas de interesse muito limitadas e pode dedicar um tempo incomumente longo a elas.

Além disso, crianças autistas apresentam regularmente peculiaridades sensoriais, por exemplo, ao toque, ruído ou luz. Eles também podem desenvolver uma dieta muito seletiva.

2.    Comunicação atípica ou falta de comunicação

Uma criança com autismo apresenta dificuldades de comunicação ao nível verbal, bem como ao nível das expressões faciais e gestos (comunicação não verbal). Em particular, você pode notar um atraso no desenvolvimento da linguagem.

Ela fala pouco, se é que fala, e também pode não demonstrar emoções ou expressá-las de maneira inadequada, além de uma incapacidade de compreender as dos outros. Assim, uma criança com autismo pode reagir de forma inadequada em certos casos: rir quando vê uma criança chorar, congelar quando você tenta fazê-la rir, etc.

3.    Um modo relacional atípico

Crianças com autismo podem parecer indiferentes às demandas dos outros. Eles geralmente preferem jogos individuais e tendem a se isolar.

Pensando nisso, você acha que seu filho pode ter sintomas de autismo? Confie em si mesmo!

Você conhece seu filho melhor do que ninguém. Os pais sabem naturalmente quando algo está errado. Portanto, avalie seus sentimentos, formalize os vários comportamentos atípicos que você percebeu antes de marcar uma consulta com o médico.

E lembre-se de que uma criança pode apresentar apenas alguns dos sintomas que discutimos, não necessariamente todos eles:

  • Seu filho não olha você nos olhos.
  • Parece desenvolver hiper ou hipossensibilidade sensorial (sons, luz, cheiro, paladar, tato).
  • Ele está interessado em um número limitado de jogos ou atividades.
  • Costuma repetir certos gestos.
  • Ele não usa o “eu”.
  • Sempre repete os mesmos sons, palavras ou frases (ecolalia).
  • Diz apenas algumas palavras.
  • Não entende as emoções das pessoas ao seu redor.
  • Indica suas necessidades com a mão do outro.
  • É resistente a qualquer mudança.
  • Estabelece rituais com frequência

Diagnóstico de autismo

Seu filho apresenta algum desses sintomas? Não hesite em consultar um médico. Em seguida, você será encaminhado para serviços especializados que irão acompanhar você e seu filho em um curso adequado, se for o caso.

Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento do seu filho.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp