estresse

Como lidar com estresse?

O estresse atua sobre nossas emoções, nossos pensamentos e nosso comportamento. Para administrar bem o nosso estresse, devemos, portanto, aprender a administrar melhor as emoções, sabendo como relaxar, por exemplo. Mas isso não é tudo.

É preciso trabalhar nossos pensamentos, todas aquelas ideias negativas que o estresse provoca, cultivando um otimismo realista. Devemos também mudar os comportamentos que levam ao estresse: organizar melhor o nosso tempo para nos libertar dele, comunicar melhor para melhorar o ambiente relacional no trabalho e em casa.

Assim, para lidar com o estresse, precisamos tratar no nível das emoções para aprender a manter a calma em qualquer situação, no nível dos pensamentos para combater as ideias sombrias e pessimistas e, por fim, também no nível do comportamento causado pelo estresse.

Aqui estão algumas dicas para você praticar!

1.    Medite atentamente todas as manhãs

Ao se levantar de manhã, em vez de correr para seu trabalho e seus e-mails, reserve 5 minutos para si mesmo. Feche os olhos e concentre-se na respiração, nos sons ao seu redor, nos seus sentimentos. A meditação ajuda a relaxar e se concentrar no seu dia!

2.    Pratique respiração profunda todos os dias

A qualquer momento, no escritório, em casa, no transporte, faça algumas respirações abdominais: inspire inflando a barriga, espere um pouco, depois expire lentamente, por mais tempo que a inspiração. Essa respiração traz uma calma imediata.

3.    Pratique relaxamento contra o estresse

Encontre um relaxamento que se adapte a você: meditação, respiração, relaxamento através da música ou outros. Ao treinar 10 minutos por dia, esse relaxamento pode se tornar um reflexo para usar em qualquer situação estressante.

4.    Escreva os pensamentos que vêm a você quando está sob estresse

Você está estressado? Anote os pensamentos que surgirem e tente relacioná-los com suas emoções. Muitas vezes, uma emoção negativa resulta em pensamento negativo, denominado pensamento automático. Estar ciente disso ajuda a reduzir a influência desses pensamentos sobre o estresse.

5.    Aplique o pensamento positivo para obter otimismo realista

Diante de cada um de seus pensamentos negativos, tente encontrar um pensamento mais positivo, que lhe dê coragem e desarme seu pessimismo. Por exemplo, pergunte a si mesmo que conselho você daria ao seu melhor amigo nessa situação?

Saiba que o otimismo permite mais performance, está cientificamente comprovado!

6.    Planeje sua agenda para se libertar do estresse

Ao contrário do que você possa acreditar, planejar suas tarefas com antecedência não é chato ou deprimente: permite que você poupe tempo para fazer uma pausa, para não deixá-lo sobrecarregado por uma infinidade de tarefas ao mesmo tempo.

7.    Aprenda a estar no momento

Concentre-se totalmente no que você está fazendo: comece focalizando uma tarefa por vez, apreciando quando essa tarefa termina, satisfazendo-se com os objetivos alcançados. Sinta-se à vontade para usar uma lista para que você possa riscar suas tarefas concluídas

8.    Comunique-se melhor

Saiba ouvir para depois enviar ou receber um pedido, uma crítica, sem agravar a situação. Ouse falar sem ser inibido e afirme-se sem ser agressivo. Tente treinar sua imaginação em um pedido que você quer fazer a um ente querido (primeiro alguém com quem você tem um bom relacionamento), depois experimente!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe