Medo do fracasso

Como lidar com o medo do fracasso?

Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, fracasso é um substantivo masculino que significa “falta de êxito ou vitória; derrota, malogro“. Entretanto, saber o seu significado formal, não nos faz compreender a parte psicológica do medo do fracasso.

Os dias atuais nos trazem a um mundo cada vez mais conectado, em que é possível observar de perto – através de telas – a vida das outras pessoas e, assim, começa o estágio de comparação. A insegurança, a necessidade constante de mostrar-se útil e prestativo e a urgência são sintomas presentes no dia a dia.

A partir dessa ideia, o medo do fracasso (ou seja, não suprir as expectativas que criamos diante da visão do outro) torna-se crescente.

O que pode levar ao medo do fracasso?

Já sabemos a definição de fracasso de acordo com o dicionário mas, na prática, o que seria a derrota? Quais são as falhas que nos levam a considerar a falta de êxito? Todos possuímos diferentes formas de definir um erro dentro da própria realidade.

Um engenheiro formado tem deveres e necessidades diferentes de um atendente de loja, por exemplo, e dentro de suas vivências, cada um comemora as próprias vitórias. A falha de um, pode ser a vitória do outro. Então, como saber que estamos lidando, dentro da nossa realidade, com o medo do fracasso?

Para isso, é preciso entender o contrário: o que é sucesso para você? Dentro das suas expectativas, quais são os objetivos que te levam a sentir-se vitorioso? Entender as próprias necessidades é muito diferente de se sentir fracassado diante das imagens e expectativas criadas por terceiros.

Por isso, muitas vezes, o medo do fracasso está mais ligado às relações pessoais do que, necessariamente, aos sentimentos do próprio ego. Sendo assim, a parte mais importante é se entender: seus desejos, expectativas, limites e comparações.

E como enfrentar e superar o medo?

A partir do momento que compreendemos o que é falha e o que é sucesso dentro das nossas perspectivas, é possível criar metas e delimitar os momentos que geram sofrimento. Antes de tudo, também é importante compreender que todas as ações que fazemos e decisões que tomamos podem sim, levar a falha.

Mas, não necessariamente, isso é ruim. Afinal: porque não usar o fracasso ao seu favor? Veja três exemplos importantes que podem levar ao medo no nosso cotidiano:

● Medo do desconhecido: no início de novos projetos, por exemplo, muitas pessoas ficam estagnadas e com medo do fracasso por não saberem os possíveis resultados. Enfrentar o desconhecido, é o momento ideal para tirar lições positivas de tudo aquilo que funcionou (ou não) e encarar os erros com outra visão, e não como fracasso.

● Pensamento positivo: visualizar o cenário e conseguir trazer à tona um pensamento mais positivo, é uma grande ajuda para conseguir alcançar resultados melhores. A autoconfiança – ainda que não seja completamente genuína – é uma grande aliada para mitigar as falhas.

● Entenda o pior cenário: parece contraditório dizer primeiro para pensar positivo, e ainda assim, visualizar o pior cenário. Só que, dessa forma, entendendo o pior cenário diante de uma situação, você prepara o seu psicológico para não sentir medo de fracassar. Após entender qual o contexto mais negativo que é possível estar, colocar o pensamento positivo em prática ajuda a não deixar com que você chegue “ao copo meio vazio”.

Qual o próximo passo?

Entender seus próprios limites é o primeiro passo. Assim como visualizar que, cada ação tomada no dia traz possíveis lições que levam ao crescimento e ajudam a evitar que você cometa os mesmos erros no futuro. Além disso, o acompanhamento de um profissional de confiança, caso perceba a constância de pensamentos negativos é extremamente importante.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe