Falar de saúde mental na terceira idade é sempre importante, pois não é um tema muito presente na rotina dos idosos. Contudo, o impacto do tempo pode ser avassalador, o que torna o cuidado com a mente ainda mais necessário.
Você sabe o que fazer para manter a saúde mental nesta fase da vida? Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler este post. A seguir, responderemos tudo sobre o assunto.
O que impacta a qualidade de vida na terceira idade?
Segundo estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a depressão acomete cerca de 10% da população com mais de 60 anos, principalmente a partir dos 85 anos. Esses dados demonstram por que a saúde mental na terceira idade precisa ser motivo de preocupação.
Ainda, acredita-se que a principal explicação para essa estatística acentuada esteja nas experiências negativas vividas pelos idosos, desde estresse, processos de luto e problemas familiares até abusos e traumas ocorridos durante a vida.
Diante da sensação de impotência causada pela dificuldade de lutar por seus sonhos, a terceira idade é comumente acometida por alguns transtornos mentais, como a depressão, demência e bipolaridade.
Como identificar os sinais de problemas na saúde mental de idosos?
De modo geral, as limitações da idade fazem com que o idoso seja mais recluso e evite sair de casa. Com isso, é comum que passe a ser mais queixoso, mau humorado e torne-se mais indisposto. Porém, esse não deve ser o padrão de normalidade do envelhecimento.
Pelo contrário, com a maior expectativa de vida, a população idosa tornou-se mais ativa, saudável e independente. Por isso, a identificação dos primeiros sintomas de problemas na saúde mental passa a ser mais fácil.
Esses sintomas são: choro constante, tristeza profunda, sinais de depressão, negligência com a própria higiene pessoal, irritabilidade, queixas sem motivo, mania de doenças, dificuldade em levantar-se da cama pela manhã, mau humor e grosseria frequente.
Como cuidar da saúde mental na terceira idade?
Um envelhecimento saudável depende diretamente do fortalecimento da relação idoso-família-sociedade. Dentre as várias intervenções adotadas para a prevenção e promoção da saúde mental na terceira idade, podemos citar:
- convívio social: participação de grupos de apoio e interação com a comunidade local;
- prática de atividades físicas: cuidar do corpo é cuidar da mente. Por isso, é preciso incluir exercícios físicos na rotina. Existem atividades voltadas para a terceira idade, como a hidroginástica e as caminhadas;
- desenvolva hobbies: os momentos de lazer para a terceira idade garantem a oportunidade de distração, interação social e prática de atividades. Então, encontre aquilo que traz alegria e prazer, seja na dança, na música, no tricô, na cozinha, entre outros;
- durma bem: a qualidade do sono é fundamental tanto para a saúde física quanto mental e isso vale para qualquer idade. Porém, as dores e desconfortos são mais comuns na terceira idade, o que pode afetar o sono do idoso. Então, procure maneiras de reduzir qualquer mal-estar para conseguir dormir bem;
- exerça sua autonomia: inclua na sua rotina ações que garantam a sua independência. Isso irá restabelecer sua autoconfiança e prevenir sentimentos de incapacidade, ansiedade e tristeza;
- procure acompanhamento psicológico: além das visitas ao cardiologista e outros médicos, manter o acompanhamento com um psicólogo é essencial para garantir o equilíbrio emocional e o bem-estar.
Enfim, a promoção da saúde mental na terceira idade é necessária e importante. Além de evitar o desenvolvimento de uma série de transtornos emocionais, esse cuidado oferecerá uma maior qualidade de vida ao idoso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!