Compulsão por compras

Compulsão por compras: por que acontece e como tratar

A oniomania, como também é chamada a compulsão por compras, é um distúrbio mental que acomete cerca de 3% da população, sendo uma condição cada vez mais tratada nos consultórios psiquiátricos.

Você conhece esse transtorno? Sabe como ele pode ser tratado? Caso não, preparamos este texto para explicar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Então, se quiser saber mais, é só continuar a leitura.

Afinal, o que é a compulsão por compras?

Em suma, trata-se de um transtorno do impulso que se caracteriza pelo desejo incontrolável de comprar, mesmo sem haver qualquer necessidade de adquirir o objeto. Assim, o indivíduo sente um prazer momentâneo que é rapidamente substituído pelo sentimento de culpa por ceder às emoções.

Isso faz com que o paciente passe muito tempo sofrendo com um conflito interno, tentando encontrar razões para não comprar. Porém, na maioria das vezes, não resiste e compra determinado item, iniciando um ciclo.

Assim, diferente de quem compra por necessidade, o compulsivo adquire algo por prazer, pelo desejo de vivenciar uma série de emoções e sensações obtidas através do ato, tais como, euforia, satisfação e gratificação.

Ainda, a oniomania é um transtorno mais comum em mulheres, principalmente a partir dos 18 anos. Quando não tratada, pode causar outros problemas emocionais, além de grandes prejuízos financeiros.

Como identificar?

O sintoma mais característico é a compulsão por compras de bens supérfluos, gerando um prazer rápido seguido de culpa. Outros sinais associados ao quadro são:

  • esconde os objetos adquiridos dos familiares e amigos;
  • compra itens repetidos, mesmo sem precisar;
  • omite informações sobre as compras;
  • não consegue se organizar financeiramente;
  • precisa recorrer a empréstimos para saciar a sua compulsão.

Por que essa compulsão acontece?

Existem vários fatores que influenciam no desenvolvimento dessa compulsão. Desequilíbrio emocional, necessidade de aceitação social, baixa autoestima, insegurança, vontade de compensar uma perda ou frustração, entre outros.

Além disso, alguns casos estão relacionados com questões vividas na infância, como, por exemplo, o consumo excessivo dos pais, costume de receber presentes dos pais para compensar a ausência, restrições financeiras e rejeição quando criança;

É possível tratar?

O tratamento da oniomania é feito conjuntamente por psicólogos e psiquiatras. Portanto, o acompanhamento psicológico visa tratar as causas emocionais e comportamentais da compulsão.

Para isso, o especialista utiliza-se de abordagens psicoterapêuticas. Nesse sentido, as sessões são semanais e o paciente aprende a lidar com as crises a partir de técnicas de redução de ansiedade e de enfrentamento.

Outro recurso é a terapia em grupo que consiste em reuniões onde a dinâmica é compartilhar com outras pessoas que sofrem do mesmo transtorno, expondo suas inseguranças, ansiedades e frustrações.

Já o psiquiatra atua na prescrição de medicamentos, principalmente quando se identifica sinais de depressão ou ansiedade por trás da compulsão por compras. Assim, o tratamento medicamentoso consiste no uso de antidepressivos e estabilizadores de humor.

Enfim, a compulsão por compras é um problema sério que deve ser tratado adequadamente. Neste sentido, se você conhece alguém que apresente sinais semelhantes, converse e recomende o tratamento com um especialista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe