compulsão

Compulsões: Quais São Os Seus Tipos E Tratamentos?

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a compulsão não é um problema apenas quando dizem respeito a atitudes negativas. Por melhor que seja a ação realizada, se for compulsiva, ela também é prejudicial à saúde, pois o hábito passa a ser um transtorno. Você conhece os tipos mais comuns de comportamentos compulsivos? Neste post, falaremos sobre eles e os tratamentos disponíveis.

O que é compulsão?

Trata-se de uma ação sem sentido que é realizada repetidamente, de forma excessiva, a fim de evitar aflição, preocupação, obter prazer imediato ou reduzir o desconforto psíquico. Assim, para continuar a ser recompensado, o indivíduo repete o comportamento, entrando em um círculo vicioso. Contudo, uma compulsão não é causada apenas por substâncias químicas, mas por qualquer atividade que, quando repetida, traga uma sensação prazerosa. Essa condição pode ser um problema grave, impedindo que a pessoa prossiga com sua vida. Ainda, nosso cérebro é condicionado a repetir situações que nos traga prazer a partir da liberação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Assim, entramos no chamado circuito de recompensa. Porém, em algumas pessoas, essa mesma sensação trazida pela dopamina é sentida pelo uso de algumas substâncias ou por meio de algumas experiências. Dessa forma, para continuar com o mesmo sentimento, elas reproduzem o comportamento várias vezes.

Conheça os tipos de comportamentos compulsivos

Agora que você já entendeu o que é a compulsão, vamos falar sobre os diferentes tipos de comportamentos compulsivos. Embora aqueles produzidos por drogas ilícitas, álcool ou tabaco sejam os mais recorrentes, existem várias outras possibilidades. Vamos a elas.

Alimentar

Trata-se do desejo contínuo em se alimentar para aliviar um sentimento ruim. Geralmente, a pessoa não sabe por qual razão está se alimentando, mas sente que precisa comer. Com isso, ela tende a desenvolver diversos problemas de saúde, como, por exemplo, a obesidade.

Acumulação

Trata-se da dificuldade em desfazer-se ou separar-se de suas posses em função de uma necessidade exacerbada em guardá-las. Ao abandonar esses itens, ela sente uma profunda angústia. Neste caso, o acúmulo de coisas pode extrapolar os limites físicos da casa e serem levados para ambientes externos, como garagem, quintal, etc.

Compras

A compulsão por comprar ocorre quando o indivíduo passa a acumular prejuízos na sua vida financeira, causando endividamento ou dificuldade de arcar com os compromissos da própria família.

Sexo

O desejo por sexo se torna um comportamento compulsivo quando acarreta problemas de saúde, profissionais, sociais ou emocionais. Os sentimento, pensamentos e comportamentos sexuais podem ser normais, ilegais ou inaceitáveis.

Jogos

Quando há a compulsão pelo jogo, o prazer de ganhar algumas vezes passa a ser maior que a frustração pela perda contínua de dinheiro. Às vezes, a satisfação também está na ilegalidade da prática. Nesses casos, é comum que o indivíduo perca todos os seus bens, comprometendo o casamento e a relação com a família. Além destes mais comuns, também são comportamentos compulsivos: onicofagia, nomofobia, tricotilomania, prazer pela mentira, pelo trabalho, por atividade física,

Como é o tratamento?

A psicoterapia é a melhor alternativa para tratar a compulsão em si e os sintomas compulsivos. O tratamento é baseado em exposição e prevenção de repostas e terapia cognitiva. No primeiro, o paciente é induzido a entrar em contato com a sua fonte de obsessão e é ensinado a se abster do seu consumo. Dessa forma, ele passa a entender que a sua ansiedade não precisa ser aliviada com a realização do comportamento compulsivo e que tem controle sobre seus pensamentos e ações.  A terapia cognitiva busca ensinar formas saudáveis e eficientes de reagir ao desejo, sem ser compulsivo. Assim, após a leitura deste post, você entendeu tudo o que precisava sobre compulsão e conheceu as formas mais recorrentes de comportamentos compulsivos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe