Crise de ansiedade

Crise de ansiedade – Aprenda a lidar

As crises de ansiedade costumam ser identificadas por alguns sintomas específicos apresentados em conjunto,  como sudorese, enjoos, calafrios, taquicardia, pressão no peito, falta de ar, mal-estar estomacal e pânico.

Apesar de terem diferentes níveis de gravidade, geralmente, toda crise de ansiedade é desencadeada pela mesma razão: pensamentos catastróficos e negativos.

Pensando na importância deste assunto, trouxemos neste artigo algumas dicas e sugestões de como lidar com crises de ansiedade.

Lidando com a crise de ansiedade

Preocupações desproporcionais e persistentes sobre assuntos do dia-a-dia costumam ser a principal causa para ataques de ansiedade ou pânico. Assustadoras como são, é ideal que o indivíduo conheça alguns métodos para controlá-las, o que também pode aliviar os sintomas e até mesmo evitar o retorno das manifestações.

Para relaxar e lidar com um ataque ou crise de ansiedade algumas recomendações são:

1. Controle a respiração

A respiração acelerada pode agravar (de modo bem expressivo) os sintomas da crise.

Por isso, o primeiro passo é se concentrar em acalmá-la desde o primeiro momento em que a sentir acelerada. A respiração profunda é capaz de reduzir a ansiedade e o estresse, além de fornecer ao cérebro o oxigênio necessário para aumentar a concentração e o foco.

Para respirar profundamente, leve 4 segundos para inalar o ar, prenda a respiração por em média 2/3 segundos e demore mais 4 segundos soltando-o aos poucos. O procedimento completo pode ser realizado, em média, 8 vezes por minuto. Repita-o até sentir maior clareza nos pensamentos e relaxamento dos músculos.

2. Pratique movimentos oculares

Em crises de ansiedade, os olhos costumam “ficar para baixo”, o que é um indicador involuntário de tristeza, ansiedade e depressão.

Para prevenir e combater crises de ansiedade, devemos obrigá-los a olhar para cima. Lembre-se que os movimentos oculares são realizados com os olhos, e não apenas com a cabeça.

3. Aplique água fria nas pálpebras

A aplicação de água gelada nas pálpebras (com os olhos fechados) é um método natural e simples capaz de levar ao relaxamento do corpo e dos músculos – o que reflete ainda em prevenção e tratamento de crises de ansiedade.

4. Aposte em “diversões cognitivas”

Em ataques de ansiedade nossa mente costuma ser dominada por pensamentos negativos. Ciente disso, provoque a distração mental e comece a pensar em coisas totalmente aleatórias. Conte os números pares de 0 a 50, cante uma música, repita o nome de todos os países da América do Sul, etc. A regra é: pense em coisas aleatórias que ajudarão a tirar você do estado de ataque.

5. Utilize a imaginação guiada

Imagine que você está em um lugar relaxado onde se sente em paz. Adicione detalhes ao mesmo e foque em cada um deles: como na cor das plantas, na expressão das pessoas, no formato dos objetos e etc.

A imaginação guiada ajuda a lhe tirar do estado de ataque, substituindo os pensamentos negativos por reflexões que trazem paz e felicidade.

Agora você já conhece algumas formas de lidar com as crises de ansiedade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.

O que deseja encontrar?

Compartilhe