crise de ansiedade

7 dicas para lidar com uma crise de ansiedade

Você já sofreu uma crise de ansiedade? Então, você é mais um dos milhares de brasileiros que sofrem com esse transtorno. Prova disso, é que o Brasil foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o país mais ansioso do mundo.

Porém, você consegue lidar bem com essa situação? Geralmente, apenas com as ferramentas apropriadas é possível conviver com essa dificuldade. Neste post, traremos algumas dicas que poderão ajudá-lo a controlar o transtorno.

Dicas de como lidar com uma crise de ansiedade

A seguir, confira 7 dicas de como controlar e reduzir a ocorrência das crises.

1) Relaxe

O primeiro passo para lidar com uma crise de ansiedade é relaxar, evitando que a condição abale o seu ânimo. Então, após um dia estressante, procure ouvir uma música relaxante, sem pensar no trabalho e nos problemas.

Ainda, você também pode usar técnicas específicas de relaxamento, concentrando-se na respiração. Ao repetir esse processo diariamente, você tende a se sentir menos ansioso, beneficiando a sua saúde mental.

2) Exercite-se

A prática de atividades físicas regularmente é outra excelente maneira de lidar com as crises de ansiedade. Isso porque, os exercícios liberam hormônios da felicidade, como a dopamina, serotonina e endorfina.

Com isso, você se sentirá mais bem disposto e promoverá a sensação de bem-estar. Além disso, a atividade física atua na prevenção e tratamento dos transtornos mentais. Então, procure um esporte de sua preferência e movimente-se.

3) Tenha bons pensamentos

Um dos principais gatilhos para as crises de ansiedade é o pensamento negativo, concentrando toda a sua energia nos problemas, dificuldades e pendências a resolver. Por isso, se esforce para ter apenas bons pensamentos.

Quando pensamos positivo, tendemos a ficar mais entusiasmados, o que influencia nossas ações. Para começar a mudar os seus pensamentos, preste mais atenção neles. Assim, no momento em que os problemas surgirem, busque visualizar um cenário positivo, de resolução.

Da mesma forma, após acordar, pense apenas em coisas prazerosas e em lembranças que trazem felicidade. Ao adotar este hábito, você controla a ansiedade e aprende a expulsar os pensamentos negativos da sua mente.

4) Treine a respiração

Desde crianças, em situações de estresse agudo, somos orientados por nossos pais a respirar profundamente, contando até 5, 10. Quando inspiramos e expiramos lentamente, o cérebro entende que podemos relaxar, saindo do estado de alerta.

Contudo, controlar a respiração em situações críticas é um desafio que exige treino para ser ultrapassado. Para treinar a sua respiração, dedique dois minutos diários para inspirar e expirar de forma profunda e devagar.

5) Organize-se

Outro fator desencadeante das crises de ansiedade é a desorganização. Por isso, planeje o seu dia com antecedência. Ao saber exatamente o que precisa ser feito naquela data, você reduz a chance de imprevistos e acumula autoconfiança.

6) Socialize

Ser mais sociável não significa curtir uma balada todas as noites. Você pode socializar em um almoço, café, happy hours, entre outros. O objetivo é encontrar pessoas que você quer bem. Essas atitude melhorará o seu humor e afastará a ansiedade.

7) Mude a forma como enxerga as coisas

Uma característica presente em pessoas ansiosas é o pessimismo. Em períodos de crise, a tendência é acreditar que tudo dará errado. Por isso, mude a sua perspectiva. Observe sempre o que há de melhor naquela situação, mesmo nas mais críticas. 

Enfim, não é fácil lidar com uma crise de ansiedade. Mesmo que você siga todas essas dicas, elas ainda não serão suficientes para ajudá-lo. Portanto, procure um profissional de saúde mental para que o tratamento seja mais efetivo e permanente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

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