Depressão

O que não dizer para uma pessoa com depressão?

A depressão é um quadro grave e quando se instala, o suporte de familiares e amigos é fundamental para ajudar o indivíduo a superar o quadro. Neste sentido, ter empatia é a principal recomendação.

Às vezes, na tentativa de ajudar, as pessoas acabam utilizando palavras ou frases indevidas, que mais prejudicam do que beneficiam. Por isso, preparamos este post para explicar o que não deve ser dito a um paciente depressivo.

“Tem gente com mais dificuldades que você!”

Uma das atitudes mais contraindicadas é comparar a situação de quem sofre com depressão com de outras pessoas que também estão passando por dificuldades. Em primeiro lugar, cada ser é único e reage de forma diferente a situações adversas.

Embora seja uma tentativa de oferecer uma perspectiva diferente, o gesto não carrega nenhuma empatia e não ajuda o deprimido a se sentir melhor. Por isso, é importante entender que a depressão é uma doença e que ela causa grande impacto negativo na vida do paciente.

“Você precisa sair dessa.”

Obviamente, ninguém gosta de sofrer. Se fosse simples sair da depressão, não teríamos essa doença como um dos principais males do século. Porém, não funciona assim. O estado depressivo é debilitante e contínuo.

Uma forma de ser útil ao paciente deprimido é mostrar-se disponível, manter uma rotina de contato diário, demonstrando que se preocupa e que sempre estará disposto a conversar quando o indivíduo assim o desejar.

“Você é muito sensível.”

Essa é uma afirmação que não demonstra nenhum nível de empatia. A depressão vai além da personalidade do paciente, pois afeta toda sua capacidade de reação. O fato de estar deprimido não significa que está fraco ou que é mais sensível que os outros.

“Olhe o lado positivo.”

Umas das características mais marcantes da depressão são a prevalência de pensamentos negativos e a descrença de que, em algum momento, tudo dará certo. Assim, o paciente não conseguirá enxergar nenhuma positividade na situação e muito menos estará otimista. Não porque ele não queira, mas porque não consegue.

“Não posso fazer nada por você.”

Apesar da intenção ser boa e desejar expressar a tristeza em não conseguir ajudar o deprimido, essa frase não é bem-vinda. Muitas vezes, ele só deseja ser ouvido ou, pelo menos, perceber que alguém acredita na sua dor.

Por isso, você não precisa entender tudo sobre depressão para ajudá-lo. Basta um abraço, se mostrar disponível, sugerir atividades que a pessoa gosta, ser um ombro amigo ou até ir com ela ao psiquiatra.

“Terapia não é para você.”

Se você deseja dificultar ainda mais o tratamento do seu amigo ou familiar, basta falar essa frase. A terapia é o principal recurso para que o paciente supere essa doença. No entanto, é um tratamento estigmatizado na sociedade.

Portanto, evite este tipo de comentário e não faça sugestões sobre abordagens e medidas que você desconhece. Pelo contrário, estimule o paciente a buscar ajuda de um psiquiatra o quanto antes.

Enfim, essas são algumas das afirmações que devem ser evitadas, mas que, infelizmente, são muito comuns. Então, se você tem um amigo ou familiar nessa situação e deseja ajudá-lo, elimine essas frases do seu vocabulário.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp