Diferente do que muitos imaginam, a depressão é um problema médico grave e muito comum entre a população. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, a prevalência dessa condição no Brasil está em torno de 15,5%.
Por isso, é fundamental que os amigos e familiares estejam atentos aos sinais que uma pessoa apresenta. Para ajudá-lo, preparamos este post com uma lista de sintomas comumente associados ao quadro depressivo.
1) Consumo abusivo de álcool e drogas
Diante da sensação de tristeza profunda e do vazio existencial, muitas pessoas com depressão tendem a buscar a alegria no álcool e outras drogas. Com isso, conseguem se desligar dos sentimentos. Porém, o abuso dessas substâncias pode levar a dependência química.
2) Pensamentos suicidas
A depressão causa uma dor tão profunda no paciente que ele sente-se sem forças para lutar contra os sentimentos, o que faz surgir os pensamentos suicidas, pois entendem que a morte trará o alívio tão desejado.
3) Dificuldade em se concentrar
Falta de concentração, perda de memória, pensamentos negativos e indecisão são características comuns em pacientes com depressão. Esses sinais são facilmente percebidos, pois o indivíduo perde o senso de temporalidade e permanece por longos períodos olhando para o horizonte.
4) Falta de apetite
Geralmente, a depressão faz com que o indivíduo perca o apetite e, consequentemente, emagreça. Além da desmotivação e do desânimo, o paciente não tem energia para se levantar e pode estar sempre com sono ou irritado.
Além disso, a perda acentuada de peso é também uma consequência da baixa produção do hormônio serotonina, que atua na sensação de bem-estar e na absorção de nutrientes. Com isso, o corpo não absorve os alimentos ingeridos.
5) Humor depressivo
A tristeza profunda é o principal sintoma provocado pela depressão. Com isso, o paciente também apresenta sentimento de culpa e acredita que perdeu a capacidade de se sentir feliz ou alegre.
Ademais, a sensação de vazio, a autodesvalorização e a baixa autoestima faz com que vejam a si próprio como um peso para os familiares e amigos. Consequentemente, desenvolvem pensamentos suicidas e desejo pela morte.
6) Falta de energia
A falta de energia e o cansaço constante podem estar presentes em um quadro de depressão. Com isso, o indivíduo deixa de cuidar da sua higiene pessoal, abandona a escola ou o trabalho e busca o isolamento social.
7) Irritabilidade
Em decorrência da tristeza profunda, o indivíduo também manifesta intensa irritabilidade, com ataques de raiva, vontade de gritar e até suor excessivo. Em alguns casos, estes sintomas estão associados à ansiedade e à angústia.
8) Desinteresse por atividades que sentia prazer
Outra característica marcante da depressão é o total desinteresse do paciente por atividades que antes lhe traziam intenso prazer e felicidade. Na maioria dos casos, essa falta de interesse surge sem que o indivíduo saiba explicar.
Então, com a leitura deste post, você já conhece alguns dos sinais que mais comumente são apresentados por quem sofre com depressão. Portanto, se você reconhece esses sintomas em si próprio ou em algum amigo/familiar, procure ou indique orientação médica.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!