A depressão pós-parto pode ocorrer devido às mudanças hormonais após a gravidez. Em geral, os sintomas incluem tristeza, crises de choro e alterações de humor repentinas e passageiras. Em alguns casos, pode acontecer um tipo extremo de depressão, conhecido como psicose pós-parto. Na depressão pós-parto, um sentimento intenso de melancolia provoca desmotivação na mãe, desencorajando-a a lidar com a nova rotina e interagindo menos com o bebê. Essa depressão não é um desvio de caráter ou uma fraqueza de personalidade. O transtorno pode até mesmo afetar o pai e prejudicar os cuidados com o bebê. Os pais podem ainda apresentar sentimentos de tristeza, ansiedade, irritabilidade, desinteresse pelas atividades diárias e pensamentos em agredir o bebê. Não há uma causa decisiva para o desenvolvimento da depressão. Ela pode ser causada por desequilíbrio hormonal, estilo de vida, fatores emocionais, ambientais e mudanças físicas.
Dicas para prevenir a depressão pós-parto
Não existe uma receita infalível para prevenir o desenvolvimento desse quadro depressivo. Porém, medidas podem ser tomadas para minimizar a chance dela ocorrer. Veja como, a seguir.
Alimente-se bem
Alimentar-se de forma saudável e equilibrada diminui a chance de desenvolver a depressão. Além de ser benéfica para o corpo como um todo, ela diminui taxas de colesterol, glicose, melhora a disposição, entre outros benefícios.
Faça atividades físicas
Assim como a alimentação, a prática de exercícios físicos impacta positivamente na qualidade de vida. Ao praticar atividades físicas, acontece a liberação dos hormônios endorfina e dopamina, que proporcionam a sensação de bem-estar e melhoram o humor e as emoções.
Aprenda com a experiência
A chegada de um bebê pode exercer forte pressão nos pais, pois eles querem oferecer o que há de melhor a seus filhos. Porém, as melhores práticas surgem com a experiência e cada bebê tem o seu momento. Portanto, tenha calma e aprenda a respeitar os limites do corpo e da mente.
Troque experiências
Ler tudo sobre gravidez, nascimento e quais as particularidades mais comuns após o parto pode promover a tranquilidade e a segurança para lidar com este processo. Além disso, é importante conversar com outros pais para trocar experiências. Nos ambientes comuns ou na internet, procure por diversos blogs e fóruns destinados a essa temática.
Mantenha pessoas queridas por perto
O apoio do parceiro, da família ou dos amigos é fundamental. A presença deles diminui bastante o estresse, reduzindo a chance de desenvolver uma depressão pós-parto.
Se prepare para as mudanças em sua vida
Se prepare para as mudanças que ocorrerão em sua vida, como o corpo, a rotina, o sono, entre outros. Encare com positividade e reserve um tempo para você. Nessa fase, é comum perder a individualidade e focar nas necessidades do bebê. De toda forma, ter momentos só para você é importante para relaxar, refletir e aprender.
Alimente sua relação com o bebê
Fortaleça o vínculo entre você e o bebê, conversando, brincando e contando sobre o seu dia. É um jeito muito efetivo para evitar ou reduzir os efeitos do estresse pós-parto. Mesmo que você apresente somente tristeza ou indisposição, é fundamental procurar ajuda médica e conversar sobre os benefícios de um tratamento psiquiátrico. Quanto antes você começar, menor será os efeitos da depressão pós-parto e mais rápido será sua recuperação. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Lucas do Rio Verde!