dislexia

Dislexia: sintomas, causas e tratamentos

A dislexia afeta entre 0,5% a 1,7% da população mundial, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Dislexia. Esse número Pode parecer pouco, mas a grande questão é que, se não for tratado, o distúrbio altera toda a vida da pessoa, gerando problemas importantes. Você sabe o que é esse distúrbio, afinal? Resumidamente, é uma alteração nos cromossomos, causada por fatores genéticos e hereditários. A dislexia é um distúrbio de linguagem e tem como principal caraterísticas o surgimento de barreiras que dificultam a codificação de estímulos escritos ou outros símbolos gráficos. Em outras palavras, o paciente tem dificuldades em compreender leitura e escrita. Quer saber mais? Conheça abaixo os principais sintomas e causas e também como a medicina tem tratado este transtorno.

Sintomas da dislexia

Os sintomas são semelhantes em todas as idades. Porém é na fase da primeira infância e escolar que ficam mais claros, o que ajuda a identificar o distúrbio. Nos primeiros anos de vida, a criança com o problema apresenta atrasos de coordenação motora, dificuldade em aprender brincadeiras e canções, desatenção e atrasado na fala. Quando a criança já está na escola, esses sintomas se juntam a outros, como:
  • Autoestima baixa;
  • dificuldade em ler ou interpretar gráficos e mapas;
  • dispersão;
  • troca de letras na hora da escrita (as principais letras trocadas são: “f” e “v”, “b” e “p”, “d” e “t”, todas essas com sons parecidos);
  • erros ortográficos constantes;
  • dificuldade para localizar esquerda e direita;
  • Problemas para soletrar uma palavra;
  • dificuldade de localização;
  • dificuldade motora;
  • atraso em relação aos outros alunos.
Em casos de pessoas adultas, os sintomas são os mesmos e se manifestam de acordo com o que a pessoa faz no dia a dia. Pode ser um grande problema na hora de dirigir, redigir ou e-mail ou ler um documento importante. Vale ressaltar que o distúrbio pode ser lido como uma dificuldade da pessoa em se adaptar ao mundo convencional. As consequências disso tudo podem ser preocupantes, levando até mesmo a ansiedade e depressão.

Causas

Como citado acima, a principal causa do transtorno é a alteração cromossômica hereditária. A dislexia aparece em vários membros da mesma família por esse motivo. Quem apresenta o problema pode ter apresentado mudanças significativas no cérebro ou ainda os neurônios podem ter tido dificuldades de comunicação. Alterações hormonais na gravidez também podem ser causa, como mostram estudos recentes ainda em andamento.

Tratamentos    

O primeiro passo quando perceber a presença de um ou mais sintomas, é buscar ajuda médica qualificada. Um psiquiatra, por exemplo, poderá fazer um diagnóstico correto, pois é muito comum a confusão entre dislexia e outros distúrbios, como déficit de atenção. Não é possível curar o transtorno. Contudo, com o acompanhamento de fonoaudiólogo, psiquiatra, posológico e psicopedagogo, o paciente poderá viver normalmente. O tratamento é importante pois ajuda a pessoa a criar estratégias para driblar as dificuldades do dia a dia, especialmente atividades de raciocínio logico, leitura e escrita. No tratamento contra dislexia, é preciso estimular e ajudar o paciente a desenvolver formas criativas. O processo sempre é personalizado para cada pessoa. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe