Emoções dolorosas

6 Maneiras De Controlar As Emoções Dolorosas

No dia-a-dia, é normal que ocorram situações estressantes que tiram o seu sono. Contudo, a manutenção desses sentimentos pode ocasionar sintomas físicos, afetando a qualidade de vida do indivíduo. Por isso, é necessário aprender a controlar essas emoções dolorosas.

Você conhece essas medidas? Quer saber mais sobre elas? Então, recomendamos que leia este post até o final. Nele, você encontrará diversas dicas para não deixar ser levado pelos seus sentimentos, evitando que eles afetem a sua saúde.

1) Aprenda a interpretar suas emoções

A primeira maneira de controlar as emoções dolorosas é interpretando o que está sentindo em cada momento, identificando exatamente o que está provocando esse desequilíbrio emocional. Uma conversa inesperada no trabalho, alguma palavra dita pelo seu cônjuge, um erro cometido pelo seu filho, sempre há uma causa por trás das emoções.

Ainda, o objetivo é promover o autoconhecimento para ser capaz de controlar as suas respostas emocionais. Com isso, você desenvolverá equilíbrio emocional, passando a reagir corretamente a cada situação que surgir no seu caminho.

2) Dedique-se ao que importa

Outra forma de ter mais autocontrole é focar no que realmente importa. Porém, chegar neste grau de maturidade emocional não é fácil e exige que você se dedique. O primeiro passo é acostumar-se a fazer questionamentos internos sobre suas atitudes.

Algumas perguntas como, “por que estou tão incomodado?” ou “eu deveria ser tão afetado por essa ação?” ajudam a acalmar os ânimos, segurar a resposta impulsiva e administrar as emoções.

3) Perceba como você reage

Além de conhecer os gatilhos que desencadeiam as respostas emocionais, é importante refletir sobre como você exterioriza o que sente. Por exemplo, quando está com raiva, você grita, sua expressão facial muda, torna-se mais agressivo verbalmente?

Assim, quando perceber que o seu limite está sendo ultrapassado, você entenderá que é hora de fazer algo para evitar uma atitude exagerada que afete o seu relacionamento com a pessoa. Respirar fundo é uma ação que sempre funciona.

4) Aceite a realidade 

Muitas das vezes, as reações exageradas são respostas a acontecimentos ou fatos ocorridos que frustram nossas expectativas. Porém, é necessário ter em mente que, geralmente, não temos o controle do acontecido.

Assim, preocupar-se ou irritar-se excessivamente apenas prejudicará sua saúde física e mental. Portanto, você precisa aceitar a realidade e buscar outras formas de lidar com o evento desagradável ou doloroso.

5) Substitua emoções negativas por positivas

Os sentimentos negativos são péssimos guias, diferente das emoções positivas que são um refrigério para a mente e trazem mais clareza. Uma boa forma de fazer essa “troca” de sentimentos é criar uma lista com emoções que podem funcionar como recurso para neutralizar a raiva, a angústia e/ou o desespero.

6) Procure o suporte de um psicólogo

Agora, se você já tentou todas essas alternativas e percebe que, por conta própria, não é capaz de lidar e nem evitar as emoções dolorosas, a solução está na orientação profissional de um psicólogo.

A psicologia utiliza-se de diversas abordagens da psicoterapia para promover o autoconhecimento e, com ele, o autocontrole das emoções. Os piores níveis e tipos de sentimentos podem ser controlados com acompanhamento psicológico.

Então, se você também está enfrentando dificuldades para conviver com as emoções dolorosas, siga nossas dicas para conseguir lidar com elas. Assim, viverá uma vida plena, feliz e saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe