É normal esquecer as coisas de vez em quando, e também se tornar um pouco mais esquecido com a idade. Mas quanto esquecimento é demais? Como você pode dizer se seus lapsos de memória são esquecimento normal e dentro do escopo do envelhecimento típico ou são um sintoma de algo mais sério?
Pessoas saudáveis podem experimentar perda de memória ou distorção de memória em qualquer idade. Algumas dessas falhas de memória tornam-se mais pronunciadas com a idade, mas — a menos que sejam extremas e persistentes — não são consideradas indicadores de doenças.
Alguns problemas de memória são sérios e outros não. Pessoas que têm sérias mudanças em sua memória, personalidade e comportamento podem sofrer de uma forma de doença cerebral chamada demência. A demência afeta seriamente a capacidade de uma pessoa de realizar atividades diárias. A doença de Alzheimer é um dos muitos tipos de demência.
O termo demência descreve um grupo de sintomas causados por alterações na função cerebral. Os sintomas de demência podem incluir fazer as mesmas perguntas repetidamente; tornar-se perdido em lugares familiares; ser incapaz de seguir instruções; ficar desorientado com o tempo, as pessoas e os lugares; e negligenciar a segurança pessoal, higiene e nutrição. Pessoas com demência perdem suas habilidades em níveis diferentes.
A demência é causada por muitas condições, algumas reversíveis, outras não. Além disso, muitas condições médicas diferentes podem causar sintomas que parecem ser da doença de Alzheimer, mas não são, e algumas delas podem ser tratáveis. Condições reversíveis podem ser causadas por febre alta, desidratação, deficiência de vitaminas e má nutrição, más reações aos medicamentos, problemas na glândula tireoide, ou uma pequena lesão na cabeça. Condições médicas como essas podem ser graves e devem ser tratadas por um médico o mais rápido possível.
Conheça 7 problemas normais de memória
1. Transitoriedade
Essa é a tendência de esquecer fatos ou eventos ao longo do tempo. É mais provável que você esqueça as informações logo depois de aprender. No entanto, a memória tem uma qualidade de uso ou perda: memórias que são chamadas e usadas com frequência são menos prováveis de serem esquecidas. Embora a transitoriedade possa parecer um sinal de fraqueza de memória, os cientistas do cérebro a consideram benéfica porque limpa as memórias não utilizadas, abrindo caminho para outras mais novas e úteis.
2. Absentismo
Esse tipo de esquecimento ocorre quando você não presta atenção suficiente. Você se esquece de onde acabou de colocar sua caneta porque não se concentrou em onde a colocou em primeiro lugar. Distração também envolve esquecer de fazer algo em um horário determinado, como tomar seu remédio ou manter um compromisso.
3. Bloqueio
Alguém faz uma pergunta e a resposta está na ponta da sua língua — você sabe que sabe, mas não consegue chegar nela. Esse talvez seja o exemplo mais familiar de bloqueio, a incapacidade temporária de recuperar uma memória. Em muitos casos, a barreira é uma memória parecida com a que você está procurando, e você recupera a errada. Os cientistas acham que os bloqueios de memória se tornam mais comuns com a idade e que são responsáveis pelo problema que as pessoas idosas têm de lembrar os nomes de outras pessoas.
4. Atribuição incorreta
A atribuição incorreta ocorre quando você se lembra de algo com precisão em parte, mas atribui incorretamente alguns detalhes, como a hora, o lugar ou a pessoa envolvida. Outro tipo de atribuição incorreta ocorre quando você acredita que um pensamento que você teve era totalmente original quando, na verdade, veio de algo que você já havia lido ou ouvido, mas tinha esquecido. Tal como acontece com vários outros tipos de lapsos de memória, a atribuição incorreta torna-se mais comum com a idade.
5. Sugestibilidade
A sugestibilidade é a vulnerabilidade da sua memória ao poder da sugestão — informações que você aprende sobre uma ocorrência depois que o fato é incorporado à sua memória do incidente, mesmo que você não tenha experimentado esses detalhes. Embora pouco se saiba exatamente como funciona a sugestionabilidade no cérebro, a sugestão engana sua mente para pensar que é uma memória real.
6. Viés
Mesmo a memória mais nítida não é um recorte impecável da realidade. Em sua memória, suas percepções são filtradas por seus vieses pessoais — experiências, crenças, conhecimento prévio e até mesmo seu humor no momento. Seus preconceitos afetam suas percepções e experiências quando eles estão sendo codificados em seu cérebro. E quando você recupera uma memória, seu humor e outros preconceitos nesse momento podem influenciar quais informações você realmente se lembra.
7. Persistência
A maioria das pessoas se preocupa quando esquecem as coisas. Mas, em alguns casos, as pessoas são atormentadas por lembranças que desejam esquecer, mas não conseguem. A persistência de memórias de eventos traumáticos, sentimentos negativos e medos contínuos é outro problema de memória. Algumas dessas memórias refletem acuradamente eventos horríveis, enquanto outras podem ser distorções negativas da realidade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!