esquizofrenia

Entenda as diferenças entre a esquizofrenia e o transtorno bipolar

Você sabe o que é esquizofrenia? Talvez o que você saiba sobre a doença não esteja assim tão certo, afinal, o transtorno bipolar apresenta sintomas semelhantes. Mas há algumas diferenças entre os dois.

Conhecer bem as características de cada uma delas é fundamental para que o psiquiatra trate da forma correta e para que a família saiba como lidar em casos de crises. Portanto, fique atento a este artigo para saber mais sobre os sintomas e a forma de tratamento.

Esquizofrenia

Esta doença é causada por uma desestruturação psíquica e faz com que a pessoa se distancie da realidade e tenha dificuldades de identificar e entender o que é real e o que é imaginário.

Atinge entre 1% a 2% da população mundial e pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo comum também no fim da adolescência e, por isso, muitas vezes, os pais têm dificuldade de identificar a enfermidade e acabam interpretando como algo natural da idade.

Um esquizofrênico começa a apresentar padrões de mudança de personalidade e de comportamento. Deixa de se preocupar com a aparência e a higiene. Torna-se indiferente a coisas importantes do cotidiano, se isola de tudo que está à sua volta, às vezes com medo de estar sendo vigiado ou perseguido.

As mudanças de humor são constantes. Ele pode se tornar apático e introspectivo ou mesmo se irritar em situações fora do contexto. Essas características também são comuns em alguém com transtorno bipolar.

Transtorno Bipolar

Mudanças de humor são comuns na nossa vida e nem sempre sabemos explicar o porquê. Só que no caso de alguém com transtorno bipolar, essas alterações são mais frequentes, intensas e duram mais tempo. O indivíduo tem crises de humor exaltado (mania) intercalados com crises depressivas. É também um distúrbio psiquiátrico e também pode ser identificada ainda na fase adolescente.

As crises de mania (que podem se manifestar por euforia ou mesmo agressividade) às vezes duram dias e surgem sem nenhum motivo aparente. As crises depressivas geralmente sucedem as crises de mania e duram um tempo maior.  Em alguns casos, pode haver também delírios e alucinações, além de isolamento social.

Diferenças entre esquizofrenia e transtorno bipolar

Apesar das semelhanças de ambos, a principal característica que identifica a esquizofrenia está ligada às alterações de pensamentos e percepções. As alucinações e delírios são mais comuns.

As mudanças de humor também acontecem, mas não são causadores dos principais sintomas da doença.

Já o transtorno bipolar se caracteriza justamente pela mudança de comportamento nítida como a euforia e agitação, e é notada de forma mais clara e mais intensa enquanto que os sintomas negativos (apatia, desmotivação, angústia) são menos comuns que em um esquizofrênico.

O fato mais importante entre as duas doenças é que, no transtorno bipolar, o paciente tem a possibilidade de voltar a ter a consciência completamente normal. O esquizofrênico não, mesmo tratado corretamente sempre sobra algum resquício da doença.

Tratamento

O diagnóstico é apenas clínico, feito por um psiquiatra que vai avaliar as reações do paciente, seu comportamento e histórico familiar.

Apesar de não haver cura para ambos, existe tratamento. O tratamento é feito com medicamentos que o médico vai receitar enquanto acompanha sua recuperação, o que costuma ser mais rápido em pacientes com transtorno bipolar.

Seja em casos de esquizofrenia ou transtorno bipolar, é necessário total apoio da família para oferecer um ambiente saudável para que o paciente possa voltar às suas atividades normais, o que é perfeitamente possível em ambos os casos.

É importante também que haja um contato constante com o médico para saber melhor como lidar em casos de crises e saber como reagir nesses casos, uma vez que, apesar de os medicamentos ajudarem a diminuir a incidência de crises e aliviar os sintomas, elas não serão totalmente extintas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe