Uma recente pesquisa realizada pelo Grupo Regus em mais de 15 países constatou que 6 em cada 10 trabalhadores experimentaram um aumento do estresse no trabalho. Essa estatística indica um problema grave e cada vez mais presente entre a população.
Por isso, é necessário aprender a gerenciar e reduzir esse sentimento. Embora pareça uma tarefa difícil, é possível alcançá-la com disciplina e comprometimento. Neste post, listamos algumas dicas que irão ajudá-lo a alcançar esse objetivo.
1) Evite o consumo de cafeína
A cafeína é uma substância estimulante que eleva o nível de estresse. Assim, diferente do que muitos imaginam, beber aquele cafezinho durante um dia longo de trabalho não alivia a irritabilidade e nem promove a sensação de relaxamento.
Da mesma forma, recomenda-se evitar ou diminuir a ingestão de açúcares refinados, principalmente aqueles presentes em alimentos industrializados. Por isso, substitua as bebidas com cafeína por chás de ervas ou sucos de frutas naturais.
2) Gerencie o seu tempo
Um dos principais fatores desencadeadores de estresse é a desorganização e a falta de uma rotina. Com diversas obrigações e compromissos, é preciso saber gerenciar o tempo, de modo que as tarefas sejam concluídas de acordo com sua prioridade.
Então, faça uma lista de tudo o que precisa ser feito naquele dia e organize-as por ordem de prioridade. Além disso, avalie quais tarefas devem ser realizadas por você e quais podem ser delegadas para outras pessoas.
3) Diga não
Outra causa comum das crises de estresse é o excesso de obrigações e a falta de tempo para realizá-las. Geralmente, essas muitas obrigações têm origem na sua dificuldade em dizer “não” para as solicitações adicionais ou sem importância.
Assim, para aprender a aceitar apenas as responsabilidades que você pode cumprir, você deve descobrir quais as razões para sua dificuldade em dizer “não”. Em alguns casos, a psicoterapia pode ajudá-lo a entender a sua relutância.
4) Não seja sedentário
O excesso de estresse eleva o nível dos hormônios associados a esse sentimento, como o cortisol e a adrenalina. A prática de exercícios físicos pode ser usada como um recurso para metabolizar esses hormônios, produzindo neurotransmissores que promovem o relaxamento.
Neste sentido, se não está sabendo lidar com o estresse momentâneo, procure fazer uma simples caminhada ou praticar alguma atividade física no intervalo do almoço. Essa ação é suficiente para ajudá-lo a lidar com o estresse.
5) Tenha boas noites de sono
A ausência de sono é uma das causas frequentes do excesso de estresse. Geralmente, o problema está relacionado às preocupações com o dia seguinte, impedindo as pessoas de relaxarem o suficiente para adormecer.
Embora existam medicações que ajudam a lidar com a insônia, você pode adotar medidas não farmacológicas para conseguir dormir bem. Por exemplo, evitar cafeína e álcool à noite, tomar um banho morno e ler um livro antes de dormir.
Enfim, lidar com o estresse não é uma tarefa simples, exigindo disposição e disciplina. Porém, você também pode procurar o suporte de um psicólogo ou psiquiatra para aprender algumas técnicas que irão ajudá-lo a entender a situação e relaxar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!