Você sofre com estresse no seu ambiente de trabalho? É importante conhecer dicas sobre como evitá-lo. Para isso, continue a leitura deste post.
O que é o estresse?
O estresse é uma resposta do corpo a situações de pressão e ameaça, e ajuda a lidar com eventos de perigo iminente, com liberação de adrenalina e cortisol no sistema nervoso.
No entanto, em excesso e por um período prolongado, essa carga de hormônios no metabolismo pode ocasionar complicações emocionais e físicas, que diminuem a qualidade de vida.
Dicas para evitar o estresse no ambiente de trabalho
1. Ofereça um ambiente confortável
A empresa pode investir nas cores e na decoração para trazer um ar mais alegre para o ambiente. Esse método é muito usado por grandes empresas, como o Google, por exemplo, e traz ótimos resultados para a melhoria do clima organizacional e para a redução do turnover, isto é, a rotatividade de pessoal.
Quando o funcionário encontra um ambiente agradável para passar seu dia e interage com seus colegas de trabalho, sua jornada torna-se menos desgastante e mais prazerosa.
2. Crie uma agenda equilibrada
Como gestor, fique por dentro das atividades desempenhadas pelos seus colaboradores e certifique-se de que estão sendo executadas de maneira equilibrada. Por outro lado, é importante que os funcionários sempre planejem suas tarefas diárias como forma de manter o controle das atividades em vez de se estressar correndo contra o tempo.
O que diferencia a causa do estresse de uma pessoa para outra é a forma como ela contorna os problemas, a frequência com que essas dificuldades aparecem, e a maneira como os conflitos do ambiente de trabalho são levados para a vida pessoal.
Por isso, busque um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, ou seja, estabeleça um limite para cada uma e não leve problemas da vida pessoal para o trabalho e, principalmente, evite levar trabalho para casa – deixe seus problemas profissionais na empresa.
3. Incentive trabalhos em grupo
A realização de atividades em conjunto com outros colegas de trabalho traz experiências prazerosas e incentiva o relacionamento saudável entre os membros da equipe. Essa é uma das ações mais importantes para gerar um clima organizacional saudável.
4. Melhore a comunicação
Descubra a melhor maneira de conversar com cada perfil de funcionário, tenha bem definidos os papéis e responsabilidades individuais e comunique-se por meio de feedbacks que permitam ao funcionário analisar seu desempenho e ter mais segurança quanto ao emprego.
5. Mantenha uma boa alimentação
Não permita que seus funcionários trabalhem durante o momento do almoço. Esse momento é muito importante para que o colaborador descanse a cabeça por um tempo e interaja com outros colegas.
Busque manter uma alimentação saudável e sem grandes intervalos entre uma refeição e outra, pois a falta de equilíbrio do corpo e uma saúde frágil podem piorar seu estresse e desencadear uma série de outros problemas de ordem física e emocional.
6. Proporcione momentos de descontração
O gestor não precisa se limitar somente às atividades em grupo relacionadas ao trabalho para incentivar a interação entre os colaboradores e proporcionar um ambiente menos estressante.
7. Realize pesquisas de clima organizacional
As pesquisas de clima organizacional têm como objetivo investigar as relações interpessoais e o clima dentro da empresa.
É fundamental que os funcionários sejam sinceros e encarem a avaliação com seriedade, pois esse é o momento que eles têm para expor sua insatisfação em relação a algumas políticas de gestão de pessoas e elogiar as boas ações que devem continuar.
Enfim, o local de trabalho pode inevitavelmente gerar algum tipo de estresse. Porém, neste post, você aprendeu diversas dicas que auxiliam na criação de um ambiente cada vez menos propenso a essa condição.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!