estresse no trabalho

5 Hábitos Para Evitar o Estresse No Trabalho

Embora pareça difícil controlar o estresse em meio a um cenário tão complexo e com uma rotina cada vez mais acelerada, algumas medidas podem ser tomadas para, pelo menos, evitar toda essa tensão no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre elas? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listamos os principais hábitos que ajudam a aliviar o excesso de estresse e que beneficiam a sua saúde mental. 

1. O que causa o seu estresse?

O primeiro passo para aprender a lidar com o estresse no trabalho é descobrir o que está causando-o. Uma dica é estar atento aos fatores que desencadeiam o seu nervosismo, a sua irritação. 

Com essa descoberta, você saberá exatamente o que precisa ser combatido. Além disso, ao identificar esse agente desencadeador do estresse, você consegue avaliar se é capaz de evitar ou não a situação. Caso não seja possível, respire profundamente, busque pensamentos que lhe tragam paz e procure o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra.

2. Exercite-se

A prática de exercícios físicos reduz o nível dos hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, metabolizando-os e produzindo neurotransmissores que promovem o relaxamento, como a serotonina e a noradrenalina.

Neste sentido, se você tem se percebido mais estressado no ambiente de trabalho, insira alguma atividade física na sua rotina, desde uma simples caminhada até a prática de algum esporte coletivo ou até musculação. O importante é ter regularidade e não ficar parado.

3. Diminua o consumo de cafeína

Diante da rotina pesada de trabalho e a necessidade de se manter desperto, é comum que aquele cafezinho esteja sempre ao seu lado. No entanto, esse hábito pode estar contribuindo para o seu estresse excessivo. 

Isso porque a cafeína é uma substância estimulante que eleva essa tensão. Por isso, diferente do que você pensa, o consumo frequente de café não alivia a irritabilidade e nem promove a sensação de relaxamento.

4. Aprenda a dizer não

Seja pela necessidade de se mostrar eficiente ou de agradar os superiores, as pessoas tendem a ter dificuldade em dizer não e acabam assumindo mais compromissos e responsabilidades do que podem suportar. 

Porém, o excesso de obrigações, a falta de tempo e a pressão no ambiente de trabalho são fatores que contribuem com o estresse. Geralmente, essas demandas excessivas têm origem na sua dificuldade em dizer “não” para as solicitações adicionais ou sem importância.

Por isso, você precisa aprender a negar compromissos que você não pode assumir. Em alguns casos, essa dificuldade em dizer não esconde algum transtorno. Uma boa forma de descobrir a origem dele é buscando a orientação de um psicólogo ou psiquiatra.

5. Durma bem

Dormir bem é fundamental para que o corpo se regenere e nosso nível de energia seja reposto. Por outro lado, a ausência de sono é uma das causas frequentes do excesso de estresse. Como você já acorda cansado, é natural que acumule uma grande tensão ao longo do dia. 

Geralmente, essa insônia está relacionada às preocupações com o dia seguinte, impedindo as pessoas de relaxarem o suficiente para adormecer. Em outros casos, a falta de sono é explicada por maus hábitos de sono.

Embora existam medicações que ajudam a lidar com a insônia, você pode adotar medidas não farmacológicas para conseguir dormir bem. Por exemplo, evitar cafeína e álcool à noite, tomar um banho morno e ler um livro antes de dormir.

Enfim, se você se percebe estressado e quer mudar essa realidade, siga nossas dicas. O estresse no trabalho também pode ser controlado a partir do acompanhamento psicológico, que o ajudará a lidar com as situações do dia-a-dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

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