exercícios físicos e saúde mental

Relação entre exercícios físicos e saúde mental

Os benefícios dos exercícios físicos para o corpo são indiscutíveis, principalmente porque são capazes de afastar o risco de diversas doenças. Além disso, manter o corpo em movimento é fundamental para a nossa saúde mental. Você já havia ouvido falar sobre isso? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo sobre essa relação.

Como a prática de exercícios físicos beneficia a saúde mental?

O corpo humano foi projetado para o movimento. Por isso, mesmo quando somos sedentários ou ficamos por muito tempo na mesma posição, ficamos cansados. Embora pareça estranho, podemos afirmar que o corpo pede pela realização de algum tipo de movimento. Ainda, esse desejo tem explicação. Os exercícios físicos contribuem para a produção de hormônios e neurotransmissores relacionados ao bem-estar. Então, o cérebro indica para o corpo a necessidade de entrar em movimento para reequilibrar a produção de serotonina, endorfina e dopamina. Assim, as atividades físicas desempenham um papel importante no combate ao mau humor, indisposição, mal-estar, ansiedade, síndrome do pânico e até à depressão. Isso porque são condições relacionadas ao desequilíbrio desses hormônios no organismo. Caso você não tenha gosto pelas atividades esportivas ou musculação, saiba que uma simples caminhada de 15 minutos por dia reduz em 26% os riscos de depressão. Então, para que você tenha a exata noção dos benefícios dos exercícios para a saúde mental, listaremos alguns deles.

Melhora na função cognitiva

Estudos científicos já comprovaram que as atividades físicas podem interferir nas funções cognitivas, principalmente dos idosos. Isso porque melhoram os níveis de atenção, memória, agilidade e o humor. Ainda, a prática de exercícios otimiza a circulação sanguínea no cérebro, alterando a síntese e a degradação dos neurotransmissores. Com isso, há também um aumento no fluxo de oxigênio e substratos energéticos para o cérebro.

Reduz o estresse

Além de liberar endorfinas no cérebro e reduzir a presença do hormônio do estresse, o cortisol, os exercícios físicos ajudam a relaxar os músculos, aliviando a tensão. Dessa forma, o corpo fica menos tenso e a sensação de bem-estar favorece a saúde mental.

Previne o TDAH e TEPT

Assim como alivia o estresse, a prática regular de exercícios contribui para a prevenção secundária em pacientes com Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Ainda, os quadros de TDAH são beneficiados pela melhora do humor, da memória, dos níveis de concentração e da motivação. No caso do TEPT, o exercício ajuda o sistema nervoso na emissão de respostas ao estímulo de imobilização, comum nesse transtorno.

Melhora a qualidade do sono

Com a prática regular de atividades físicas, há uma considerável melhora na qualidade do sono e na redução da insônia. A privação do sono pode gerar fadiga, alterações hormonais, estresse, dor muscular e aumento de peso. Enfim, são inúmeros os benefícios dos exercícios físicos para nossa saúde mental, aumentando a sensação de bem-estar e eliminando substâncias tóxicas para nosso cérebro. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe