exercícios físicos

Relação entre exercícios físicos e saúde mental

Que os exercícios físicos são bons para seu corpo você já sabe! Mas sabia que também pode melhorar seu humor, sono e ajudar na sua saúde mental?

Exercitar-se não envolve apenas a capacidade aeróbica e o tamanho dos músculos. Claro, os exercícios podem melhorar sua saúde e seu físico, sua vida sexual e até mesmo adicionar anos à sua vida, mas os benefícios não param por aí!

Entenda melhor neste artigo.

Quais são os benefícios do exercício para a saúde mental?

Pessoas que se exercitam costumam relatar uma enorme sensação de bem-estar. Elas se sentem com mais energia, dormem melhor e ficam mais relaxadas e positivas sobre si mesmas e suas vidas.

Por isso, a atividade física é, também, um medicamento poderoso para muitos desafios comuns de saúde mental. O exercício regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, ansiedade e TDAH, por exemplo.

Além disso, também alivia o estresse, melhora a memória, ajuda você a dormir melhor e melhora seu humor geral. E para isso você não precisa ser um fanático por vida fitness!

Quantidades modestas de exercício podem fazer uma diferença real! Ainda vale lembrar que não importa sua idade ou nível de condicionamento físico.

Depressão

O exercício é um poderoso combate à depressão por várias razões. O mais importante é que ele promove todas as mudanças no cérebro.

Isso inclui crescimento neural, redução da inflamação e novos padrões que promovem sensações de calma e bem-estar. Além disso, também libera endorfinas, substâncias químicas poderosas que energizam seu espírito.

Por fim, o exercício também pode servir como uma distração, permitindo que você encontre algum tempo de silêncio para quebrar o ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão.

Ansiedade

O exercício também é um tratamento contra a ansiedade natural e eficaz!

Ele alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física, mental e melhora o bem-estar por meio da liberação de endorfinas. Qualquer coisa que o faça se mexer pode ajudar, mas você terá um benefício maior se prestar atenção.

Tente perceber a sensação de seus pés batendo no chão, por exemplo, o ritmo da sua respiração ou a sensação do vento na pele.

Ao adicionar a atenção plena você não apenas melhora sua condição física, mas também interrompe o fluxo de preocupações constantes que passam por sua cabeça.

Estresse

Você já percebeu como seu corpo se sente quando você está sob estresse? Por exemplo, seus músculos podem ficar tensos, especialmente no rosto, pescoço e ombros, deixando você com dores nas costas, pescoço ou dores de cabeça.

Além disso, você pode sentir um aperto no peito, pulso acelerado ou cãibras musculares. Ou, ainda, ter problemas como insônia, azia, dor de estômago, diarreia e outros.

A preocupação e o desconforto de todos esses sintomas físicos podem levar a ainda mais estresse.

O exercício é uma forma eficaz de quebrar esse ciclo! Além de liberar endorfinas no cérebro, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e a aliviar a tensão do corpo.

TDAH

Praticar exercícios regularmente é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de reduzir os sintomas de TDAH e melhorar a concentração, a motivação, a memória e o humor.

Isso porque a atividade física aumenta imediatamente os níveis de dopamina, norepinefrina e serotonina no cérebro, afetando o foco e a atenção.

Outros benefícios do exercício para a saúde mental

Mesmo que você não esteja sofrendo de um problema de saúde mental, a atividade física regular ainda pode oferecer um impulso bem-vindo ao seu humor, perspectiva e bem-estar mental.

O exercício pode ajudar com:

  • Memória e pensamentos mais nítidos
  • Maior autoestima
  • Descanso e sono melhor
  • Mais energia

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp