De fato, muitos de nós tem medo de morrer, afinal sabemos que esta vida é finita. Mas e quando chegamos ao ponto de não viver com receio de morrer? Este tipo de pensamento é o que rodeia a cabeça de quem tem Hipocondria.
No post a seguir apresentaremos tudo que você precisa saber sobre a condição de hipocondria. Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de continuar a leitura!
O que é hipocondria?
A hipocondria é um transtorno no qual a pessoa possui um medo exacerbado, que não condiz com a realidade da ameaça de vida à sua saúde. Esta condição gera uma grande ansiedade de encontrar uma resposta, buscando justificativas médicas mesmo sem nenhum sintoma ou diagnóstico.
A atenção de uma pessoa com hipocondria está tão focada no funcionamento de seu organismo, que uma pequena alteração do batimento cardíaco é notada e pensamentos de doenças cardíacas surgirão instantaneamente.
Por isso, além do risco da automedicação, esses pacientes enfrentam uma ansiedade constante e duradoura. Também podem apresentar transtorno de sintoma somático, conhecido por queixas físicas associadas a pensamentos, comportamentos e sentimentos.
As pessoas com hipocondria costumam consultar vários médicos, apesar de terem diagnóstico saudável; por isso, procuram ajuda inclusive de especialistas como cardiologista ou oftalmologistas quando insatisfeitos e considerando inútil a atenção médica recebida.
Quais são os principais sintomas da hipocondria?
A hipocondria assim como a grande maioria das condições possui sinais que possibilitam a sua identificação e diagnóstico. Veja a seguir dentre todos, os principais:
- Preocupação excessiva com a sua saúde;
- Desejo de realizar muitos exames médicos desnecessários;
- Amplo conhecimento de nomes de medicamentos incomuns e suas aplicações;
- Fica irritado quando o médico não confirma nenhuma doença em seus exames;
- Preocupa-se com sintomas e sensações físicas brandas dizendo significar uma doença grave;
- Troca de médico constantemente, sempre buscando a indicação de uma condição grave;
- Pensa ter uma doença só de ler ou ouvir sobre ela.
Quais são as causas?
A hipocondria se encontra diretamente relacionada com a personalidade de cada pessoa, sendo mais comum em pessoas ansiosas, depressivas, nervosas ou que apresentem dificuldade para lidar com as suas emoções ou problemas.
O quadro de hipocondria geralmente começa no início da idade adulta, embora possa se desenvolver em qualquer idade. Ainda que atinja homens e mulheres igualmente, não se sabe ao certo as causas para o surgimento da doença, porém apresenta alguns fatores de risco baseados nos casos existentes, como, por exemplo:
- Histórico de uma doença séria na infância;
- Ter convivido com familiares portadores de uma doença séria
- Ter um transtorno de ansiedade
- Ter familiares próximos com histórico de hipocondria
- Traumas infantis, como abuso e negligência.
Como é o tratamento para a hipocondria?
O tratamento para a Hipocondria é realizado a partir das Terapias: psicoterapia, cognitivo-comportamental e intervenção psicológica. O paciente terá que aprender técnicas de relaxamento, fazer exercícios aeróbicos e atividades como meditação, visando controlar a ansiedade.
Podem ser indicados também medicamentos como, os antidepressivos. Isso acontece, principalmente, nos casos em que o hipocondríaco tem o diagnóstico de outros transtornos, como ansiedade e depressão.
A partir daí, com a sequência do acompanhamento psicológico, a abordagem começa a trabalhar formas de lidar com a questão e cessar os comportamentos ansiosos. Assim, aos poucos, o hipocondríaco pode substituir essa apreensão por atitudes mais positivas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!