Hormônios

Conheça os hormônios da alegria e as formas de ativá-los em seu organismo

Momentos alegres são o alvo da maior parte da população ao longo da vida, não importa a idade. No entanto, por trás destes momentos existe a ação de substâncias no cérebro, causando toda a euforia e boa sensação do momento. Isso ocorre devido a liberação dos hormônios da alegria.

Quer saber mais sobre o assunto? No texto a seguir apresentaremos os principais pontos relacionados a como ativar os hormônios da alegria em seu organismo. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

O que são hormônios da alegria?

Hormônios da felicidade são neurotransmissores que trabalham despertando o sentimento de recompensa depois de um esforço, nos deixando mais “pra cima” ou mesmo permitindo o relaxamento na hora do descanso. São, em grande parte, os responsáveis pela nossa sensação de prazer e bem-estar

Na verdade, a maioria das boas sensações está relacionada a eles sendo, certamente,  de enorme importância para a sua qualidade de vida e, até mesmo, para a saúde, seja física, seja emocional.

Porém, a contrapartida é que nos casos em que alguma delas está em falta, surgem sentimentos de solidão, desânimo, ansiedade e até mesmo depressão. 

Quais são os hormônios da alegria?

Os hormônios da alegria são produzidos pelo próprio corpo e liberados em situações específicas. Entre todos, os mais importantes são a serotonina, a endorfina, a dopamina e a ocitocina. Veja a seguir mais informações sobre eles:

Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor encontrado principalmente no sistema nervoso central, trato gastrointestinal e plaquetas. Parte dela é produzida no intestino. Ajuda a equilibrar o humor e dá um impulso benéfico para a vida sexual, apetite, sono, memória, aprendizagem e temperatura. 

As principais formas de ativar a serotonina são cuidar de si mesmo, separando um tempo para tempo para fazer uma massagem relaxante, meditação ou outra atividade de redução de estresse. 

Outra forma é tomar banho de sol. A luz solar estimula a liberação de serotonina em nosso corpo, causando uma acentuada melhoria na sua produtividade e felicidade. 

Endorfina

A endorfina atua como um poderoso analgésico, sendo liberada pelo organismo em situações de dor e estresse. Ao atuar nas células nervosas específicas, nos faz sentir menos desconforto e causa alívio de estresse.

Existem diversas formas de ativar a endorfina, uma das principais é se exercitar com intensidade, pois estimula a liberação de endorfina na corrente sanguínea devido a resposta à escassez de oxigênio durante a produção de energia nos músculos.

Outra forma muito conhecida de liberar endorfina em nosso corpo é dormir bem. Uma noite bem dormida pode nos permitir o melhor aproveitamento da endorfina mantendo a sensação de prazer em fazê-lo.

Dopamina

A dopamina atua no ciclo da recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes. 

Uma boa forma de ativar é permitindo-se atingir metas. Nesse caso, ao transformar uma meta de longo prazo em pequenas metas de curto prazo promovemos um aumento da dopamina ao longo do caminho. 

Ocitocina

A ocitocina causa reduções dos níveis de ansiedade e sentimentos de segurança, o que a fez ser classificada como o “hormônio do amor”. Ela também está presente na hora do parto, estimulando as contrações do útero e a liberação do primeiro leite. 

A principal forma de ativar a ocitocina é relaxando. Ações que levam ao relaxamento, como ouvir música calma, praticar yoga, tomar banhos quentes e meditação induzem a liberação de ocitocina em nosso organismo.

Então, com a leitura deste texto, você se informou sobre os principais pontos relacionados aos hormônios da alegria e a consequente ativação dos mesmos. Portanto, siga as dicas de estímulo para que momentos felizes virem rotina.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe