insônia

Insônia: por que acontece e como lidar?

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia atinge 73 milhões de pessoas no Brasil. Para a maioria da população, em especial das grandes cidades, dormir 8 horas por noite é luxo. A correria do dia a dia nos faz dormir cada vez pior.

Quer saber mais sobre essa condição? Conhecer os sintomas e opções de tratamento? Caso sim, recomendamos a leitura deste texto. A seguir, daremos as principais orientações sobre o assunto.

O que é a insônia?

Uma boa noite de sono é determinante para amenizar grande parte dos problemas relacionados à saúde. Ainda há quem pense que dormir é perda de tempo. Durante o sono, o organismo sofre um tipo de reset, voltando à condição em que iniciou o dia. 

Isso inclui o relaxamento muscular, redução da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da produção de urina, a consolidação da memória e o controle da temperatura corporal. Mas como dormir bem se você tem distúrbios do sono como a insônia?

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Assim, a qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida.

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio.

Quais os tipos de insônia?

Existem dois tipos de insônia. A insônia curta se manifesta por um curto período de tempo, geralmente relacionada a situações pontuais de estresse e mudanças na rotina. á a insônia crônica, dura por mais de três meses, e ocorre por, pelo menos, três noites por semana.

Quais as principais causas da insônia?

Existem inúmeros fatores para um paciente ser diagnosticado com insônia. Entre eles, estão:

  • Estresse: Preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde ou família podem manter sua mente ativa durante a noite, o que dificulta na hora de adormecer. Acontecimentos provocadores de grande estresse, como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, também podem desencadear episódios de insônia;
  • Depressão: Uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal e pode também não conseguir dormir, simplesmente. A insônia é comum em casos de depressão;
  • Uso de medicamentos: Muitas vezes, para se livrar de um problema, acaba-se causando outros, mesmo que de forma indireta. Essa, aliás, é uma das principais causas da insônia, estando diretamente ligada à energia noturna.
  • Traumas recentes: Seguindo a lógica do tópico acima, alguns traumas podem fazer com que seus níveis de estresse subam drasticamente. A morte de uma pessoa próxima, um acidente ou mesmo o medo de que algo assim aconteça são grandes causas da insônia.

Como agir diante da insônia?

Uma mudança comportamental e nos hábitos de sono geralmente são as medidas terapêuticas mais utilizadas. Como, por exemplo:

  • Reeducação de saúde: a reeducação de saúde pode incluir novos hábitos de sono, como dormir mais cedo e permanecer na cama até se sentir inteiramente descansado; não forçar o sono; evitar beber café ou ingerir cafeína no período noturno; evitar ingerir bebidas alcoólicas e nicotina; começar uma nova rotina de exercícios e mudar o ambiente em que se dorme.
  • Terapia de relaxamento: que pode envolver meditação, fisioterapia, alongamento e outros métodos de relaxamento corporal, muscular e emocional.
  • Controle de estímulos: que consiste no monitoramento dos sinais vitais e aplicar pequenas simulações com o intuito de ajudar no sono, como tentar dormir por 20 minutos, e, caso não consiga, mudar de ambiente, assistir televisão e tentar novamente;

Se essas medidas não funcionarem, o médico pode recomendar medicamentos para ajudar com o relaxamento e na readequação do sono.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a insônia, suas causas, sintomas e tratamentos. Portanto, caso sofra com essa dificuldade, procure um médico para ser avaliado e, se necessário, tratado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe