Insônia

6 dicas para lidar com o estresse

Embora pareça difícil controlar o estresse em meio a um cenário tão complexo e com uma rotina cada vez mais acelerada, existem algumas medidas que podem ser tomadas para, pelo menos, aliviar toda essa tensão. 

Quer saber mais sobre elas? Então, recomendamos a leitura deste post. Nele, listamos algumas das melhores dicas para aprender a lidar e a controlar o estresse. 

1) Identifique a causa do estresse

Para aprender a lidar com o estresse, o primeiro passo é reconhecer as situações que aumentam o seu nervosismo. Assim, você saberá exatamente o tamanho do desafio que estará enfrentando.

Além disso, ao identificar esse agente desencadeador do estresse, você consegue avaliar se é capaz de evitar ou não a situação. Caso não seja possível, respire profundamente e busque pensamentos que lhe tragam paz.

2) Evite o consumo de cafeína, álcool e nicotina

A cafeína e a nicotina são estimulantes. Assim, tendem a aumentar o seu nível de estresse. Por isso, evite ou, pelo menos, reduza o consumo de cafés, refrigerantes, chás preto ou verde, chocolate e o uso de cigarro.

Ainda, o consumo de álcool pode ter efeito depressor ou estimulante, a depender da quantidade. Por isso, usar as bebidas alcoólicas para aliviar o estresse não trará resultados efetivos.

3) Exercite-se

O estresse eleva os níveis dos hormônios cortisol e adrenalina, conhecidos como hormônios de luta ou fuga, pois servem para nos proteger de perigos imediatos. A prática regular de exercícios físicos ajuda a metabolizar essas substâncias.

Além disso, as atividades físicas produzem neurotransmissores que diminuem o estresse, deixando o corpo e a mente em um estado mais calmo e relaxado. O exercício também melhora a qualidade do sono.

4) Não seja tão exigente

Geralmente, o estresse é desencadeado pela frustração ou incapacidade de realizar alguma tarefa profissional. Porém, se por algum motivo não consegue concluir um trabalho, não se culpe.

Caso contrário, você sofrerá as consequências da combinação entre estresse e ansiedade, afetando sua autoestima e abrindo a porta para pensamentos e sentimentos negativos. Aprenda a se perdoar quando as coisas não saírem conforme esperado.

5) Tenha boas noites de sono

A falta de sono é uma das principais causas do estresse. Porém, essa tensão também contribui para que tenhamos péssimas noites de sono. Assim, acabamos entrando em um círculo vicioso que nos impede de relaxar o suficiente para adormecer.

Para melhorar a qualidade do sono, promova melhorias no ambiente onde dorme, tais como, diminuir a luminosidade e eliminar o barulho externo. Além disso, evite cafeína ou álcool antes de dormir.

6) Faça terapia

A terapia é um importante recurso para aprender a lidar e a controlar o estresse. Com essa medida, você conseguirá identificar o que causa essa tensão excessiva e conhecerá estratégias para lidar com ela, impedindo que afete seu estado emocional.

Então, como você pode perceber, existem diversas formas de conviver com o estresse, evitando que ele impacte na sua qualidade de vida. Portanto, caso esteja lidando com esse problema, siga nossas dicas e procure a orientação de um psicólogo ou psiquiatra.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp