irritabilidade

Irritabilidade excessiva? Entenda o que pode estar causando isso

A irritabilidade é caracterizada pela baixa tolerância a incômodos do ambiente, que provocam raiva e mau-humor fora do normal nas pessoas. Quando em excesso, pode causar dificuldade de relacionamento interpessoal e atrapalhar atividades simples do cotidiano.

Pessoas com alto grau de irritação costumam ser pouco tolerantes, demonstrar impaciência, sentir nervosismo, manifestar agitação, em geral são desagradáveis socialmente e possuem dificuldade no controle emocional. As reações de quem sofre com irritabilidade excessiva são sempre muito exageradas e agressivas aos estímulos dos outros. Nesses casos, a falta de tolerância faz com que as pessoas se afastem dos ciclos sociais e tornem-se cada vez mais ranzinzas.

Geralmente, essa irritabilidade em excesso é resultado de um transtorno em uma determinada área no cérebro. É possível que pessoas com alteração de humor estejam mais suscetíveis a desenvolver irritabilidade excessiva, mas existem outras causas.

Casos de irritabilidade excessiva podem indicar doenças, como depressão e outros distúrbios neurológicos. Entretanto, não é um único sintoma que pode identificar a doença, e sim uma longa investigação médica. São as combinações dos sintomas, aliado às atividades do cotidiano e momento vivido pelo paciente que vão auxiliar ao profissional a descobrir a raiz do problema.

O diagnóstico é clínico, apesar de não ter um exame específico para detectar a irritabilidade. É através da consulta que o médico consegue definir o diagnóstico.  

Algumas causas da irritabilidade excessiva:

– Abstinência de substâncias químicas, como cigarros ou bebidas alcoólicas: em momentos de crise pode ser um gatilho para irritabilidade.
– Prisão de ventre: o desconforto físico gera bastante incômodo além da alteração de humor.
– Reação a medicamentos: a irritabilidade pode ser um efeito colateral de alguma medicação.
– Dores de cabeça: a própria dor faz com que a pessoa sinta grande incômodo e tenha alteração de humor.
– Anemia por deficiência de ferro.
– Transtornos da tireoide.
– Hipoglicemia.
– Tensão pré-menstrual (TPM): as alterações hormonais são famosas por afetar o humor das mulheres.
– Distúrbios do sono: a falta de qualidade de sono não faz com que o corpo descanse e pode provocar irritação.
– Infecções, principalmente virais.
– Transtorno de humor crônico (distimia).
– Transtorno de ansiedade.
– Transtorno depressivo.
– Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
– Fadiga prolongada, falta de disposição, desânimo: podem ser possíveis gatilhos de grau de irritabilidade.

A irritabilidade às vezes acontece de forma pontual, provocada por uma causa específica, e em outros casos pode ter duração prolongada, por isso deve ser tratada com ajuda profissional.

Em casos de crise de irritabilidade excessiva procure ajuda médica. E há algumas dicas para diminuir o grau de irritação e melhorar a relação social como, por exemplo, manter uma rotina de atividades físicas, ter qualidade de sono, manter uma boa alimentação, além de fazer acompanhamento terapêutico para lidar com questões internas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe