medo

Como identificar o medo irracional?

O medo é um instinto básico de preservação. Necessário para o organismo, nos protege diante de situações de risco e nos faz reagir quando estamos expostos a alguma ameaça. Essa é a face positiva dessa fobia, mas quando é demasiado, incontrolável e paralisante, torna-se prejudicial. 

É preciso saber distinguir o medo natural e saudável do irracional e patológico. Pensando nisso, preparei uma lista com os principais sintomas do medo irracional. Desse modo, ficará mais fácil identificar.

Desproporcional 

Quando alguém vivencia uma situação realmente aterrorizante, como estar diante de um leão, isso provoca reações fisiológicas, por exemplo, aceleração dos batimentos cardíacos, tremores e suor, que fazem com que a pessoa tome uma atitude racional ao enfrentar o perigo, ainda que se baseie em ficar intencionalmente parado. 

Já no medo irracional, o indivíduo costuma ter reações desproporcionais. Ele pode, por exemplo, encarar uma barata, que não traz uma ameaça real para sua vida, como se ela fosse um leão feroz, ou seja, não consegue racionalizar e acaba gritando, suando, tremendo e se descontrolando, como se a barata representasse o mesmo perigo que o felino.

Ilógico

O medo irracional costuma ser ilógico e antecipado, geralmente, vem acompanhado de ansiedade e não tem uma justificativa plausível. Ele altera a visão da realidade e pode trazer prejuízos para a vida afetiva, social, acadêmica e laboral. 

Alguém com essa fobia pode acreditar que quando o chefe o chama em sua sala, a finalidade é demiti-lo. Mesmo que ele realize um ótimo trabalho e que a empresa esteja em uma fase excelente, a pessoa teme algo negativo, ainda que não haja indícios para isso.

Limitador

Pessoas com medo podem deixar de viver boas experiências, pois isso as limita. Elas deixam de conhecer outro país porque não conseguem superar a fobia de viajar de avião, não vão a praças, shoppings ou casas de shows porque sofrem os efeitos do temor irracional. Não se expressam e nem falam em público porque sentem um pavor incontrolável dos julgamentos alheios. 

Não usam o elevador nem mesmo quando estão atrasados, pois o temor de ficarem presos ou a sensação de sufocamento em ambientes fechados é maior do que o desejo e responsabilidade de serem pontuais. São marcados pelas chamadas evitações.

Gera pânico incontrolável

Ainda, é caracterizado pelo sentimento incontrolável de terror, pânico ou temor diante de situações de pouca ou nenhuma ameaça real. Isso faz com que a pessoa faça o possível para fugir a todo custo do que supostamente a coloca em risco. 

A falta de controle em relação à fobia a impede de seguir a vida normalmente e, em muitos casos, pode roubar a alegria de viver e estar associada a um estado de humor depressivo.

Desencadeia sintomas físicos

O medo irracional não é apenas psicológico. Ele pode, assim como no pavor natural, desencadear manifestações físicas, como sudorese, taquicardia, dificuldades respiratórias, aperto no coração etc. Já os sinais psicológicos são a ansiedade, estado de hipervigilância e sensação de pânico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe