depressão

8 mitos e verdades sobre a depressão

Avaliada como a doença do século XXI e considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a maior causa de incapacidade, a depressão é uma doença que merece cuidados e atenção. Como nem sempre é um diagnóstico fácil de ser descoberto, muitas vezes é confundida com outros tipos de doenças.

Há muitos mitos e verdades que envolvem a depressão. Separamos alguns tópicos para esclarecer algumas informações e ajudar aqueles que enfrentam um quadro depressivo ou conhecem algum amigo ou familiar que passam por essa situação. Confira!

1 – Depressão não tem cura: MITO

Muita gente se engana e acredita que a depressão não tem cura, no entanto, o quadro depressivo é revertido em 80% dos casos. Acompanhamento médico e medicação auxiliam no sucesso do tratamento. É preciso que a pessoa entenda o momento que está vivendo e aceite ajuda de um profissional capacitado.

2 – Hoje em dia as pessoas são mais deprimidas que no passado: VERDADE

Realmente, os casos de depressão aumentaram consideravelmente ao longo dos anos, tanto que a doença é considerada o mal do século. Além disso, o acesso a informação facilitou a busca de ajuda médica e também na descoberta do diagnóstico.

3 – Depressão é uma tristeza mais profunda: MITO

Tratar depressão como um estado de tristeza é minimizar a doença. A depressão vai muito além da tristeza, é uma doença que pode perdurar por bastante tempo caso não seja tratada de forma adequada. Além disso, dependendo do quadro depressivo, é uma doença invasiva e limitante, que afeta e prejudica a rotina do indivíduo.

4 – O tratamento contínuo melhora a qualidade de vida do paciente: VERDADE

O acompanhamento médico, muitas vezes auxiliado de medicamentos e os cuidados adequados como auxílio de um terapeuta, possibilitam o retorno das atividades cotidianas e devolve a qualidade de vida do paciente.

5 – Falar sobre depressão não ajuda a melhorar o quadro depressivo: MITO

Muito pelo contrário, falar sobre depressão ajuda a levar informação a um número cada vez maior de pessoas. Além disso, quanto mais bem informadas as pessoas estiverem sobre a doença poderão replicar e auxiliar outras pessoas que podem estar enfrentando esse difícil momento.

6 – A pessoa deprimida costuma permanecer cabisbaixa a maior parte do tempo: VERDADE

Pessoas com depressão geralmente apresentam expressão mais cabisbaixa e alterações de humor, sendo esses sinais típicos da doença. Além disso, é importante ficar atento a outros sinais, como perda do interesse em atividades cotidianas, fadiga, dificuldade de concentração, insônia e falta de apetite.

7 –  A depressão não atinge crianças e adolescentes: MITO

A depressão, assim como outras doenças, pode afetar também adolescentes e crianças. O gatilho para um quadro depressivo varia de acordo com o histórico de cada pessoa e a situação do momento em que vive.

8 – Uma vida saudável incluindo alimentação e atividade física ajudam a prevenir a depressão: VERDADE

Manter o corpo e mente sãos é uma forma de prevenir doenças em geral, não apenas a depressão. Sendo assim, alimentação saudável, atividades físicas regulares e manter os vínculos afetivos ajudam na recuperação de quem já sofre um quadro depressivo e também diminui as chances do desenvolvimento da doença.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe