Você já passou pela situação de acordar e não conseguir se mexer? Embora pareça um grande pesadelo, esse transtorno é chamado de paralisia do sono, um sintoma que pode estar relacionado a outros problemas mais sérios. Você já ouviu falar nesse problema? Neste post, falaremos sobre os sintomas, causas e possibilidades de tratamento desse distúrbio.
Saiba mais sobre a paralisia do sono
A paralisia do sono é um fenômeno que ocorre quando há uma descoordenação entre a atividade cerebral e corporal, de modo que, ao acordar, a consciência do indivíduo é recuperada antes do controle corporal. Ainda, esse transtorno surge na transição entre o estado de sono e o de vigília. Assim, a pessoa está cognitivamente acordada, mas não é capaz de movimentar voluntariamente os músculos. Ademais, a paralisia do sono é classificada pela ICSD (Classificação Internacional de Transtornos do Sono) como uma parasomnias, ou seja, um grupo de desordens de sono caracterizadas pelo movimento incomum, percepção, emoção, comportamento e sonhos quando uma pessoa estiver entre as fases diferentes de sono ou acordar de um sono.Como é causada?
A principal causa desse transtorno é a narcolepsia, um distúrbio do sono que provoca sonolência excessiva durante o dia. Outras condições que podem provocar a paralisia do sono são:- transtornos mentais como ansiedade, estresse, depressão e bipolaridade;
- jet lag de longas viagens;
- privação do sono em razão de trabalhos noturnos ou insônia;
- profissões de rotinas estressantes, tais como bombeiros e policiais;
- uso de medicamentos;
- abuso de substâncias ilícitas;
- alterações constantes na rotina de sono.