A paralisia do sono é uma condição bastante comum e atinge quase 8% da população em algum momento da vida. Sua incidência é maior entre estudantes e pessoas com distúrbios psiquiátricos. O que poucos sabem é que existem formas de reduzir as possibilidades de ocorrência do quadro.
Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir você encontrará tudo que precisa saber sobre o tema. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
O que é a paralisia do sono?
Paralisia do sono é um ciclo que consiste na paralisia temporária do corpo que pode ocorrer quando este entra em estado inconsciente antes da mente, acontece devido os músculos estarem relaxados durante o sono ou quando a mente desperta durante o sono.
A paralisia acontece, pois o nosso cérebro bloqueia os neurônios motores, os responsáveis pelos movimentos, para que nosso corpo não venha reproduzir os movimentos que ocorrem durante o sono.
Vale destacar que a paralisia do sono não é nada perigoso e que coloca sua vida em risco, pois, durante um episódio todos os seus órgãos continuam funcionando normalmente. Por isso, fique tranquilo e tente ao máximo não se desesperar.
O que causa?
A paralisia do sono é causada por uma falha na comunicação entre o cérebro e o restante do corpo. Para que o sono seja tranquilo e o corpo realmente descanse, o cérebro envia aos músculos o aviso de que eles devem relaxar.
Embora a paralisia do sono seja algo de certo modo comum, ainda é pouco estudado. Porém, existem alguns fatores que possibilitam o aumento das chances de uma pessoa ter um episódio de paralisia do sono, são eles:
- Genética;
- Alterações no ciclo do sono;
- Transtornos psiquiátricos;
- Traumas;
- Estresse excessivo;
- Dormir de barriga para baixo;
- Tentar, mas não conseguir mexer o corpo.
Há como evitar a paralisia do sono?
Nem sempre conseguimos deitar para dormir sem preocupações e isso acaba prejudicando nossa noite de sono, podendo desencadear um episódio de paralisia do sono. Por isso, separamos dicas que podem auxiliar na redução das chances de desenvolver o quadro:
Busque estímulos que ajudam a desacelerar e acalmar
Geralmente as práticas mais indicadas são ler um capítulo de um livro, se concentrar em sua respiração, ouvir músicas relaxantes, meditar, visando acalmar-se e ter uma boa noite de sono.
Desligue os eletrônicos
Se manter conectado ao celular até minutos antes de dormir, pode te despertar e causar uma agitação, por isso, é muito importante que você se desconecte pelo menos uma hora antes de dormir.
A mesma dica vale para a televisão, desligá-la ao menos uma hora antes de pegar no sono, contribui de forma positiva para uma boa noite de sono. Afinal, o brilho e as cores que o aparelho transmite também podem te despertar e deixar mais agitado.
Prática regular de exercícios
Praticar exercícios ao menos meia hora por dia, contribui para uma noite de sono melhor, afinal, deixará seu corpo mais cansado, o que por consequência te fará relaxar e assim, dormir melhor.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!