Perda

Como lidar com as perdas

Perder não é fácil, concorda? A perda de pessoas queridas, a perda de um cargo e, até mesmo, a perda de bens que foram difíceis de conquistar podem acarretar uma série de danos emocionais.

Quem perde algo ou alguém importante está sujeito a ter reações como tristeza, raiva e sentimento de culpa. Além disso, é comum que se sinta inconformado, frustrado e desorientado.

Esse sofrimento emocional é natural e plenamente compreensível, pois é como se estivéssemos sempre preparados apenas para ganhar. A perda surge, então, como uma quebra dos nossos sonhos, projetos e expectativas.

Embora seja difícil, é possível lidar com as perdas e superá-las. Veja algumas maneiras de fazer isso.

Aceite a vida como ela é

Faz parte do amadurecimento pessoal aceitar a vida como ela é: às vezes se perde, às vezes se ganha. Não dá para ter tudo que desejamos, mas se formos resilientes para enfrentar os desafios e seguir em frente, a fase difícil vai passar e nos tornaremos mais fortes. As perdas realmente são capazes de nos fortalecer mentalmente e emocionalmente.

Entenda que a dor é suportável

A perda vai te machucar e vai provocar um intenso desconforto. Ela pode gerar tanto dor física quanto psicológica, mas, com o tempo vai passar e você vai sobreviver. Acredite! Pode ser rápido, pode demorar, mas a dor é suportável e gradualmente vai doer menos. Ela pode até deixar cicatrizes, mas não vai mais te ferir e incomodar.

Respeite seu tempo

Não tenha pressa para superar as perdas. No caso da perda de alguém querido, é indispensável viver o luto. Dê tempo ao tempo, não se culpe, chore, permita-se sofrer até aceitar a despedida, compreender suas reações físicas e psíquicas, se adaptar sem a pessoa e decidir continuar vivendo. Não pule as etapas!

Dedique-se a atividades agradáveis

A perda pode te deixar desanimado, triste e desmotivado, mas quando você se sentir pronto para recomeçar, dedique-se a atividades prazerosas. Faça coisas que gosta, aprenda novas habilidades, separe um tempo para os hobbies, corra atrás de novas conquistas, viaje, converse com os amigos, descanse e se distraia. Coisas simples, como cuidar das plantas ou cozinhar podem mudar seu dia e te ajudar a superar as perdas.

Busque ajuda psiquiátrica

Não precisa enfrentar a perda sozinho. Busque auxílio médico para superar o problema. Lembre-se que um bom psiquiatra pode te ajudar a lidar com as perdas através de sessões de psicoterapia e, eventualmente, tratamento farmacológico.

A psicoterapia melhora a percepção do indivíduo quanto à sua condição e fornece ferramentas para aceitar a perda e seguir em frente. A medicação, por sua vez, pode ajudar a amenizar sintomas como depressão, raiva, confusão, ansiedade, tremor, boca seca, tontura, enjoos, falta de apetite, problemas de respiração, fraqueza muscular, distúrbios do sono, distanciamento, humor depressivo, isolamento social e apego emocional.

Quer saber mais sobre a superação das perdas? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe