personalidade narcisista

Como lidar com uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista?

Ter a autoestima elevada não é um problema e muito menos uma doença. No entanto, o perigo está no exagero. O transtorno de personalidade narcisista se caracteriza pelo excesso de amor próprio, dificultando a convivência com amigos e familiares.

Você sabe como lidar com um narcisista? Então, leia este post. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre o transtorno e traremos algumas dicas de como facilitar o dia-a-dia com o paciente.

O que é o transtorno de personalidade narcisista?

Trata-se de um tipo de transtorno onde o indivíduo tem o senso inflado de sua própria importância, manifesta o amor a si mesmo de forma exacerbada e tem uma profunda necessidade de ser admirado.

Assim, em função dessas características, o paciente tende a enfrentar muitos problemas de relacionamentos sociais e profissionais. Outra característica comum é que, por trás da personalidade narcisista, a pessoa costuma ser frágil e insegura.

Características de um narcisista

Geralmente, as primeiras suspeitas do diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista são levantadas por familiares ou amigos próximos. Isso porque o paciente apresenta sintomas bem específicos e comuns ao quadro, como, por exemplo:

  • deseja ser o centro das atenções;
  • é arrogante, vaidoso e competitivo;
  • espera ser constantemente elogiado;
  • distorce os seus fatos a seu favor;
  • possui espírito de grandeza;
  • descarta quem discorda dele.

Como conviver com um narcisista?

Em razão dessas características, conviver com um narcisista não é uma tarefa fácil e exige paciência e compreensão dos familiares. Porém, o primeiro passo para estabelecer uma relação saudável é lembrar que, no fim das contas, o paciente é vulnerável e inseguro.

Neste sentido, procure entender mais sobre o comportamento do indivíduo transtornado. A hiper sensibilidade as críticas e discordâncias revela um conflito interno que ele não consegue resolver. Assim, a arrogância se torna um mecanismo de compensação.

No entanto, além de ser compressivo, os familiares precisam estar atentos, pois, o narcisista tende a ser uma pessoa manipuladora. Dessa forma, a principal maneira de ajudá-lo é fazê-lo perceber a importância de ser humilde e de valorizar a qualidade de outras pessoas.

É necessário que os familiares mantenham uma distância emocional do paciente para evitar que a falta de empatia dele os afete. Por isso, precisam estabelecer limites na convivência, deixando claro que não podem ser tratados de qualquer forma.

Existe tratamento?

Não existe tratamento farmacológico que cure o transtorno de personalidade narcisista. Assim como outros transtornos, a melhor alternativa é o acompanhamento de um profissional de saúde mental.

Ainda, a psicoterapia é o tratamento mais eficaz  para essa condição, principalmente pela abordagem de terapia cognitivo comportamental. Por meio dela, o paciente é ensinado a reconhecer sua condição e aprende a se relacionar melhor com os outros.

Ademais, o objetivo da psicoterapia é fazer com que o paciente aceite a responsabilidade por suas ações e passe a conviver de forma mais apropriada. No entanto, o tratamento é lento e pode levar alguns anos até que o indivíduo rompa com as características narcisistas.

Enfim, o convívio diário com portadores de transtorno de personalidade narcisista não é fácil e exige dedicação dos amigos e familiares. Portanto, tenha paciência e ajude-o a reconhecer o problema e procurar ajuda de um profissional.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe